sexta-feira, 29 de junho de 2012

Olhos bem marcados

Fazer um make com olhos bem marcados pode não parecer muito difícil, mas é importante ficar atenta a alguns segredinhos que fazem toda a diferença. O efeito de olhar marcante é alcançado quando usamos sombras de tons escuros, ou aplicamos delineador.

A aposta do momento são as sombras cintilantes, que estão super em alta e podem ser usadas para iluminar o canto interno dos olhos ou até mesmo na parte móvel para trazer um olhar mais vibrante. Hoje em dia não existem regras, o importante é ter bom senso.

Dê preferência para tons mais leves e menos carregados durante o dia, enquanto na noite você pode ousar um pouco mais. A sombra alta cintilância possui efeito perolizado e luminosidade, proporcionando efeitos diferentes, dependendo da forma como é aplicada. Por meio de aplicação com pincel seco, resulta em cobertura com cintilância. Já ao aplicar o produto com o pincel molhado, é possível intensificar as cores e o brilho.

Já o delineador deixa o olhar expressivo e sedutor, ajuda a suavizar olheiras e pálpebras caídas, e pode ser aplicado tanto com traços grossos ou finos.

Para destacar bem os cílios, Natura Una traz a Máscara Extra Volume ideal para este tipo de maquiagem, com duração de até 8 horas, secagem rápida e que aumenta o volume e alonga os cílios em mais de 30%.

Com informações do site Bolsa de Mulher.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Cabelo ressecado e frágil

Fios ressecados, frágeis e cheios de pontas duplas. Esse trio de problemas acompanha muitas mulheres, sobretudo aquelas que costumam fazer procedimentos químicos como alisamentos, escovas progressivas, relaxamentos ou permanentes. Porém, esses danos profundos têm seus dias de atuação contados. A nanotecnologia é a nova tendência para tratamentos capilares e promete resolver a fragilidade das madeixas. “Quando você põe a solução do tamanho do problema, maior a chance de resolver. Muitos produtos não funcionam porque o produto rola pela fibra e vai embora pelo ralo. Com a tecnologia de nanomoléculas, os produtos preenchem os espaços no tamanho devido”, explica Bruno Barros, terapeuta capilar de um salão no Rio de Janeiro.

Os produtos nanotecnológicos possuem em suas fórmulas ingredientes ideais aos fios redizidos em micropartículas. “Eles são compostos de polímeros de queratina a um milionésimo de tamanho de partícula, que preenchem as fissuras do cabelo e reconstróem a fibra capilar”, esclarece Barros. E não é só para usar no salão: existem diversas marcas apostando na tecnologia. “Até mesmo os produtos caseiros funcionam. Pode usar sem medo. O cabelo vai ficar brilhoso e bem tratado”, garante Barros.

Para o uso profissional, o led ajuda a potencializar a absorção dos tratamentos. “Com o auxílio da luz fria, que multiplica as camadas de água essencialmente na fibra, fazemos procedimentos de queratinização e hidratação à base de queratina, que age profundamente, proporcionando o fechamento das fissuras da fibra capilar”, afirma Robson Trindade, hair stylist de um salãi em São Paulo.

Conheça alguns dos procedimentos com nanotecnologia realizados nos salões:

Hidrat Neon
À base de óleos essenciais, tem ação especifica de acordo com a necessidade de cada tipo de cabelo. A aplicação é feita com o cabelo seco e dura, no máximo, oito minutos. A potencialização dos ativos fica por conta da luz fria. Neste caso o led verde potencializa e regenera a fissura da fibra capilar.

Qeraneon
O Queraneon é um gloss capilar que age diretamente nas partes ressecadas do cabelo. Ele possui concentrado de queratina. Para que haja a absorvição desse produto, é preciso um aparelho chamado de unidade de organização molecular. Ele gera nanomoléculas para preencher os espaços da fibra capilar. Também é foto ativado, assim como o Hidrat Neon.

Fusio dose
São ampolinhas que funcionam através de ativos polarizados, por isso, não precisa de nenhum aparelho para penetração. Já que o cabelo é eletrostático, o magnetismo vai puxar os ativos para dentro da fibra. Dois minutos de ação conferem nutrição e resistência aos fios.

Com informações do site Bolsa de Mulher.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Nutricosméticos: entenda até que ponto essas pílulas agem em favor da beleza


Os nutricosméticos são a prova cabal de que a beleza vem de dentro para fora. “Produzidos a partir de alimentos funcionais ou suplementos alimentares, eles concentram vitaminas, sais minerais e outras substâncias fundamentais à saúde do organismo”, diz a dermatologista Roberta Vasconcelos, de São Paulo. “E também participam de reações químicas importantes no interior das células, promovendo a restauração dos tecidos”, complementa o dermatologista Adriano Almeida, diretor do Instituto de Pesquisa e Tratamento do Cabelo e da Pele (IPTCP), que resume: “São autênticas pílulas da beleza”.

De fato, os benefícios que os nutricosméticos podem proporcionar à saúde e à beleza são importantes. Eles atuam para melhorar a firmeza da pele e atenuar rugas, reduzir a vermelhidão causada pela exposição solar assim como a própria ação nociva do sol, diminuir os sintomas da caspa, aliviar o aspecto da celulite, fortalecer unhas e cabelos e até amenizar os sintomas da TPM. “Pensando em efeitos de curto prazo, os que protegem a pele dos raios solares mostram resultados mais interessantes”, diz Roberta Vasconcelos. Concorda com ela a médica nutróloga Marcella Garcez Duarte, diretora da Associação Brasileira de Nutrologia: “A maior causa dos sinais de envelhecimento cutâneo é a radiação UV e o uso de nutricosméticos com propriedade fotoprotetora oral é o que tem mais comprovação científica”. Mas ainda assim eles não dispensam o filtro solar convencional.

O que diz a ciência

Apesar de existirem algumas pesquisas científicas sobre os nutricosméticos, elas ainda não são conclusivas. “A maior parte delas foi realizada pelos próprios laboratórios que produzem os suplementos. Mas a credibilidade é maior quando esse tipo de estudo é feito por instituições imparciais, como universidades, por exemplo”, afirma Roberta. No entanto, na prática, a eficácia dos nutricosméticos vem sendo comprovada pelos médicos. Em uma escala de zero a dez, o dermatologista Adriano Almeida daria oito e a nutróloga Marcella Duarte, daria entre seis e sete para a eficácia dessas cápsulas.

Os componentes

As substâncias que mais aparecem na fórmula dos nutricosméticos são as vitaminas C, E e B12; os minerais cobre, zinco, silício; substâncias antioxidantes, como licopeno (retirado do tomate), chá verde, cacau, resveratrol (encontrado na uva), picnogenol (extraído da casca do pinheiro), isoflavonas (produto da soja). “Porém, vale lembrar que o que caracteriza um nutricosmético é justamente um complexo de ativos combinados, com uma alta tecnologia, para um determinado benefício”, destaca a dermatologista Roberta Vasconcelos, da USP. O que não significa que o consumo de suplementos com um único ativo – como óleo de linhaça, vitamina C e óleo de coco, por exemplo – não seja eficaz, tudo depende do objetivo do tratamento.

Ação combinada

Apesar de nutritivas, as cápsulas não substituem uma dieta balanceada no dia-a-dia. “Eles agem juntos”, garante Adriano. Roberta ressalta ainda que os nutricosméticos também não substituem os produtos tópicos, ou seja, não dá para deixar de usar cremes ou protetor solar. Em suma, apesar de eficaz é um tratamento que não age isoladamente. “Os nutricosméticos atuam com mais eficácia quando a pessoa tem hábitos alimentares e estilo de vida saudáveis e ainda usa produtos tópicos nos cuidados com a pele”, afirma Marcella Duarte. Mas de fato, parece que as cápsulas fazem diferença. “Um estudo provou que mulheres que tomaram esse tipo de cosmético obtiveram melhor resultado no preenchimento de rugas com ácido hialurônico”, diz a doutoranda da USP, se referindo à pesquisa realizada em Monza, na Itália, em 2009, pelo Clinical Research and Bioengineering Institute.

Resultados

Estima-se que em médio e longo prazo se obtenha os efeitos plenos do tratamento. “Com o uso contínuo, a melhora é progressiva, iniciando logo que se começa a usar. Em caso de descontinuidade não haverá a ação plena da substância sobre o organismo, o que resultará na diminuição ou ausência de seus benefícios”, avisa o dermatologista Adriano Almeida, que calcula três meses como um período razoável para se sentir os efeitos das cápsulas e recomenda que o consumo seja regular, sem pausas. Para Marcella Duarte pode ser necessário fazer intervalos no uso ou substituir uma formulação por outra, de acordo com a necessidade do organismo no momento. Mas no geral, as pílulas da beleza podem ser usadas continuamente e sem riscos. O único risco é reduzir ou anular seu efeito, no caso de abandonar o consumo.

Com informações do UOL.

terça-feira, 26 de junho de 2012

Dez dicas de make para parecer mais jovem



1. Hidratação para começar bem o ritual

Você pode usar uma base revolucionária, o blush mais falado na internet, o batom de efeito mate mais lindo do universo... nenhum produto vai dar um resultado natural e impecável se o seu rosto estiver ressecado e descamado! Com o avanço da idade, a pele tende a perder água com mais facilidade, por isso é importante redobrar os cuidados. Os dermatologistas recomendam cremes à base de ácido hialurônico, ativo que atrai as moléculas de água, deixando a pele mais hidratada e lisa. Oleosidade é o seu problema? Nem pense em dispensar a hidratação, pois óleo não é água. Lance mão de um produto de textura leve, de preferência loção ou sérum, e que contenha ação antibrilho.



2. Primer, muito prazer!

Se você ainda não conhece, estamos falando de um produto rico em silicone que deve ser aplicado antes da base. "Além de aumentar a durabilidade da maquiagem e dar um toque aveludado à pele, também contém partículas de disfarce ótico, que suavizam as pequenas imperfeições, como linhas, rugas e manchas", fala Penelope Beolchi, maquiadora de São Paulo. "Só não vale exagerar na quantidade. O excesso de primer forma uma camada grossa sobre a pele, deixando-a opaca e, portanto, perdendo o ar fresco", explica Jackie Melo, maquiadora de São Paulo.



3. Base líquida para não marcar ruguinhas

Por permitir a construção de várias camadas (conforme a necessidade de cada pele), a base líquida é a opção perfeita para dar o efeito natural sem evidenciar as linhas de expressão. "Não recomendo os produtos com alta definição. Na minha opinião, as bases HD prometem pele perfeita, mas são secas e pesadas. É melhor optar pelas mais fluidas que refletem a luz e deixam o visual iluminado", explica Jackie. Para aplicar a base, use o pincel duo fiber (aquele redondo e grosso com cerdas pretas e brancas nas pontinhas), que não deixa o cosmético acumular e garante um resultado homogêneo.



4. Corretivo com moderação

Camuflar olheiras não é uma missão fácil para ninguém - se exagerar, pode causar a impressão de que você está de máscara. O resultado piora para as mulheres que já têm pés de galinha, já que eles ficam marcados, especialmente com as versões compactas, cremosas ou em bastão, mais densas e que se acumulam nas linhas. "A melhor alternativa é o corretivo líquido. Ele não é tão eficiente para cobrir olheiras, mas, em compensação, deixa a maquiagem mais natural", sugere Penélope.


5. Adeus, pó compacto!

Os maquiadores usam cada vez menos pó compacto por causa do efeito craquelado que ele causa na pele madura - nas mais jovens, que não precisam de tanta correção, os pós estão sendo substituídos pelos BBCreams. Mas o produto tem o seu valor: controla o brilho do rosto. "Se você tem pele oleosa, aposte no pó translúcido solto e aplique-o apenas sobre a testa, o nariz e o queixo. Um brilho sutil é bem-vindo e dá naturalidade", fala Jackie.



6. Blush no lugar certo

Ele é indispensável para quem quer ganhar ar de saúde. "Para um efeito rejuvenescedor, o ideal é realçar a parte superior das maçãs do rosto", diz Penelope, que evita passar o blush na diagonal, da bochecha às têmporas, se o objetivo for parecer mais jovem. As novas texturas de blush - em creme, em mousse ou líquido - também são boas opções, porque se fundem perfeitamente com a pele dando a impressão de um rubor natural e iluminando o look.


7. A sombra que não evidencia as linhas

É preciso tomar muito cuidado na hora de escolher a sombra: as cremosas acumulam nas dobrinhas dos olhos, enquanto as cintilantes evidenciam linhas finas. "A melhor escolha para quem já apresenta sinais da idade é a sombra opaca ou, no máximo, acetinada em tons terrosos, acobreados e dourado-queimado", explica Penelope. A menos que você deseje parecer uma teenager (ou que vá a uma festa anos 1980), desista das sombras coloridas. "Apesar das cores vibrantes estarem na moda, fica inadequado dependendo da pessoa e da ocasião", fala a maquiadora.


8. Lápis marrom para dar mais leveza

Não é regra, mas usar o lápis marrom-escuro no lugar do preto deixa o visual menos carregado e é perfeito para proporcionar profundidade ao olhar. Em vez de aplicá-lo ao redor do olho todo, faça somente um traço da metade da pálpebra para fora, tanto em cima como em baixo, e esfume. "Fica elegante e sofisticado. Deixe o preto apenas para quando você fizer um olhão impactante para ir a uma festa", fala Jackie.


9. Lábios definidos e com mais volume

O batom mate é uma ótima estratégia, já que define os lábios e não escorre nas linhas finas. Também existem batons que contêm ácido hialurônico (ativo que deixa a pele da região mais lisa e cheia) e outros com partículas cintilantes, que refletem a luz e dão a ilusão de boca maior. Cores claras, como o rosa e o laranja, e os tons que puxam para o dourado também causam a impressão de lábios cheios. "Se for usar um gloss com brilho por cima do batom, espalhe uma pequena quantidade apenas no centro dos lábios", ensina Jackie.


10. Contorno labial: sim ou não?

O lápis para o contorno dos lábios é uma arma poderosa para dar definição à boca (com a idade, ela vai murchando, infelizmente) e evitar que o batom manche. Mas cuidado para não ficar artificial. "Isso só acontece quando o lápis se sobressai à cor do batom e cria uma linha que diferencia os dois produtos", diz Jackie. A saída é escolher um produto exatamente da mesma cor do batom. Também já existe lápis labial transparente, que apenas cria uma barreira para o batom não escorrer.


Com informações do site M de Mulher.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Máscara de mamão pode substituir creme anti-idade

Rico em vitaminas A e C, mamão combate marcas do tempo e hidrata a pele
Foto: Shutterstock
A alta concentração de vitaminas A e C coloca o mamão no grupo de alimentos indicados para combater os sinais da idade não só quando está no cardápio, mas também ao ser usado como matéria-prima de tratamentos estéticos.

Comparado com a laranja, ele apresenta o dobro de vitamina C, importante antioxidante encontrado em cosméticos rejuvenescedores. Por isso, a máscara da fruta pode substituir o uso de cremes faciais para este fim.

“Aplicada diariamente, antes de dormir, a máscara de mamão deixa a pele hidratada e, ainda, combate as marcas do rosto, substituindo, inclusive, cosméticos com vitamina C”, afirma Vanessa Penteado, dermatologista e diretora médica de uma clínica.

Não menos importante, a vitamina A presente na fruta atua diretamente na pele ao ajudar a manter as células saudáveis. Além disso, a substância está associada com retinoides, elementos usados na formulação dos ácidos retinoicos, que aumentam a resistência da pele aos danos provocados pela exposição solar e ainda clareiam a cútis.

Devido às propriedades nutritivas do mamão, seja ele do tipo papaia ou formosa, a máscara da fruta ainda aumenta a elasticidade, firmeza e maciez da pele. Com função adstringente, também reduz o aparecimento de acne.

Aprenda, agora, a preparar a receita da máscara caseira de mamão para manter a pele bonita e livre das ações do tempo.

Máscara de mamão com iogurte

Ingredientes
1 colher (de sopa) de polpa de mamão (papaia ou formosa)
1 copo (americano) de iogurte desnatado
1 colher (de sopa) de aveia em pó

Modo de preparo
Numa vasilha, coloque todos os ingredientes e misture.


Aplicação
Faça a limpeza do rosto com água e sabão adequado ao seu tipo de pele e, em seguida, aplique a máscara no rosto. Para garantir pele renovada, o creme de mamão deve descansar na pele durante 20 minutos. “Outra possibilidade é esfregar a parte interna da casca da fruta sobre a pele e deixar agir”, sugere a Dra. Vanessa. Após o uso, retire o creme com água fria.

Com informações do Terra.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Aprenda a lidar com as temidas pontas duplas

As pontas duplas são o desespero de muitas meninas, mas calma: não precisa cortar os fios para acabar com elas, basta tratar o cabelo.


Segundo a terapeuta capilar Neide Pereirah, do salão Club Capelli, as pontas duplas são um desgaste das cutículas, que podem ser provocados por tração mecânica, na hora de escovar ou fazer chapinha nos fios, por excesso de química, falta de tratamento ou até o uso de produtos inadequados.

Cabelos quimicamente tratados, com coloração, progressiva ou que recebem a ação de escovas e chapinhas frequentemente, têm mais chances de ficarem com as pontas duplas.

Para acabar com o problema, basta tratar os fios, com hidratação e outros tratamentos à base de queratina, que ajudam a selar as cutículas. Além disso, segundo o hairstylist Petrus, do Chrystal Hair, vale dar uma passadinha no salão só para aparar as pontas, mas nada exagerado.

Com informações da Gloss Abril.

Mais potentes, cremes noturnos são fundamentais para o cuidado com a pele

É durante o sono que o organismo absorve melhor as propriedades antienvelhecimento presentes nos cremes faciais
Se você acha que creme noturno é pura frescura ou jogada de marketing da indústria da beleza, é melhor rever seus conceitos. É que, por definição, esse tipo de cosmético reúne ativos mais potentes e concentrados do que os indicados para o dia. “Além disso, o produto permanece em contato com a pele por muito mais tempo e não sofre interferência dos raios do sol, da poluição nem da luz artificial”, diz a dermatologista Vanessa Metz, do Rio de Janeiro. Dentro dessas características é possível encontrar desde creme clareador e hidratante até antiacne e anti-idade, manipulado ou não.

Segundo a dermatologista Flávia Martelli, de São Paulo, não há consenso sobre a hora certa de começar a usar o creme noturno. Em média, as mulheres lançam mão desse recurso a partir dos 25 anos de idade, quando há uma queda natural na produção das fibras de sustentação do rosto. “Mas nada impede que uma adolescente utilize-o para combater a acne ou o aumento da oleosidade. Aliás, acho que quanto mais cedo ela adquirir o hábito de usar creme à noite, melhor para ela”, afirma a médica. Outra que é a favor é a dermatologista Sara Bragança, do Rio de Janeiro. Segundo ela, esse tipo de cosmético tem a vantagem de agir no momento em que a regeneração celular atinge o ápice, ou seja, nas primeiras horas do sono, quando entra em ação o hormônio do crescimento. “Se já não bastasse isso, à noite, o organismo está mais ‘descansado’, o que favorece a absorção dos ativos”, completa Sara.

Nesse quesito, as substâncias queridinhas dos dermatologistas são as clareadoras, como o ácido retinoico e a hidroquinona. “É que elas não podem ser usadas durante o dia, nem mesmo se acompanhadas de protetor solar com FPS 50+, sob o risco de sensibilizar e irritar a pele”, justifica a dermatologista Ana Carolina Lage, em São Paulo.

Regra geral, o creme noturno deve ser aplicado no rosto todo, após limpá-lo e tonificá-lo, e pelo menos 15 minutos antes de se deitar, para que não fique todo no travesseiro. Última recomendação: não esqueça de lavar bem o rosto ao acordar e aplicar o protetor solar para não desperdiçar os benefícios conseguidos à noite.

Com informações do Portal UOL.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Como usar make dourada no dia a dia

O dourado ganhou o gosto das mulheres, é aposta forte e realidade no inverno! Entre na onda sem cometer gafes com essas dicas de make dourada.

Make dourado combina tanto para o dia, quanto para a noite; o segredo está na dosagem
Foto: Danilo Borges

O tom dourado invade as roupas e makes neste inverno. “A tonalidade, já muito usada na década de 80, ultimamente, chega em evidência na maquiagem. O make dourado sozinho não é versátil, mas quando misturada com rosa, marrom ou outra cor contrastante, torna-se uma boa escolha, tanto para o dia quanto para a noite”, indica Marcos Costa, maquiador.

Se a dúvida é saber se o make dourado está mais para balada ou para o trabalho, Costa garante: “Não existe maquiagem para o dia ou noite. Vale bom senso!”. Segundo o maquiador, o truque para acertar no make dourado está na dose: “Se estiver insegura, busque usar produtos mais discretos como sombras em pó, gloss ou batons cintilantes”.

Costa também aponta que o make amarelo ou dourado deve ficar longe na necessaire de mulheres bronzeadas ou com a pele amarelada, pois pode ficar carregado e dar um visual exagerado no make. “Uma maquiagem dourada pode ser uma boa escolha para mulheres de peles rosadas!”, complementa o maquiador.


O dourado é uma tonalidade forte e que chama a atenção. Por isso, se for investir na cor, evite usá-lo no make inteiro. Prefira focar nos olhos, ou boca, sempre alternando com cores neutras. “Um erro fatal é usar o dourado perto da sobrancelha com batom dourado forte e sem esfumar... Ui! Não dá!”, afirma o maquiador.

Também dá para arriscar no batom dourado. Marcos Costa afirma que é possível apostar nos lábios, sem exagerar no make: “O look fica lindo sozinho, ou acompanhado de um blush rosa”. Agora, se for apostar nos olhos dourados, a boca deve estar com uma tonalidade mais leve: “Está liberado misturar tons de rosa, pêssego e lilás na boca. Já nos olhos, também vale apostar no marrom como fundo”, indica.

Como usar o make dourado?



Para carregar: mulheres mais discretas podem aplicar um gloss dourado. Já as mais ousadas podem abusar de um batom dourado vibrante. “A minha sugestão é sempre escolher uma parte do rosto para aplicar a cor, dando foco para uma região, pois nem todas as peles combinam com um make todo dourado”, alerta.

Para suavizar: “Aposte no esfumado de marrom e preto nos olhos, combinado com um blush pêssego e um gloss da mesma cor do blush”, indica o maquiador.

Com informações do UOL.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Beleza do Verão 2013 será dos cabelos e maquiagem com efeito molhado


Sabe aquele pote de gel que está há muito escondido no fundo bancada do banheiro? Melhor começar a procurá-lo. Se depender das apostas dos profissionais da beleza que apresentaram seus trabalhos no SPFW, que acabou neste sábado (16), este será um dos produtos mais usados quando as temperaturas voltarem a subir. Os cabelos com o acabamento molhado foram vistos duas versões: aplicados apenas na raiz, com o restante do comprimento seco (liso ou com textura), ou ainda servido para disciplinar os fios presos em coques bem no alto da cabeça.

Esta primeira opção de uso, que brinca com a mistura de texturas, apareceu entre outros, no desfile Fernanda Yamamoto no último dia da semana de moda. Marcos Costa, que assinou a beleza da apresentação da estilista, acredita que esta é uma tendência que tem mais chances de ser usada por mulheres modernas, pois é um visual divertido. "O gel que fiz pra Fernanda é amigo da mulher. Depois de trabalhar, em vez de ir pra casa tomar banho, a mulher pode passar só o gel, que já arruma o cabelo e dá uma iluminada, uma limpeza. Acho que pega", diz.

Embora suas apostas na passarela tenham sido outras, quem também acredita na aceitação dessa beleza é Ricardo dos Anjos. "Acho que (o cabelo seco e molhado) pega sim. Ele é fácil de fazer, não dá trabalho e fica bonito. Acho usual, tanto preso (com a raiz e parte presa molhada com gel e a parte solta seca), tanto solto, do jeito que usaram na passarela", comenta. "E fica bem até em cabelo cacheado: a raiz fica mais lisa e molhada e os cachos ficam soltos. É lindo!”, acredita.

Se você não pretende voltar a usar o gel, uma alternativa para conseguir esse efeito do momento é a proposta por Marcos Proença no desfile da Iódice, que usou apenas sprays de brilho aplicados próximos à raiz.

Brilho molhado também na maquiagem



Não é de hoje que os maquiadores das semanas de moda sugerem o uso de gloss incolor nas pálpebras e maçãs para realçar ainda mais o iluminado da pele, deixando o visual fresco e com cara de verão. A proposta - reforçada nesta edição da semana de moda paulistana - não costuma sair das passarelas, principalmente no Brasil, onde a pele mais comum é a do tipo oleosa - o que faz com que o produto possa escorrer e arruinar com o visual.

Segundo a maquiadora americana Fatima Thomas, que veio ao Brasil representando o time internacional da M.A.C, uma alternativa é usar um hidratante labial (lip balm), que é mais espesso e escorre menos que o gloss incolor, e ainda dá o mesmo efeito. Já para Max Weber, que assinou apostou na tendência no desfile de Adriana Degreas, é importante aplicar o gloss acima do côncavo, na parte da pálpebra que não se movimenta - assim você conquistará o visual da passarela sem correr o risco de acabar a noite com a maquiagem borrada.

Mas, se ainda assim a ideia de algo pegajoso sobre a pele lhe parecer incômoda, aposte nos iluminadores. Este tipo de produto foi unanimidade entre os maquiadores e são encontrados em versões em pó ou cremosos: aplique-o nas têmporas, acima das maçãs, no osso do nariz e acima do lábio superior. Iluminando estes pontos, sua maquiagem vai parecer mais sofisticada e radiante. Os maquiadores, no entanto, recomendam que se evite passar o produto nas laterais do nariz e na testa, para não dar a impressão de pele oleosa

Bocas coloridas e sobrancelhas em evidência


Enquanto os batons vermelhos fechados e vinhos viraram febre no inverno, a próxima estação será a dos tons coloridos e vibrantes. Valem laranjas, pinks (de preferência com fundo azulado), corais e vermelhos abertos que podem ser usados com acabamento cremoso ou bem espelhado, com uma camada de gloss.



Alternando com as bocas, as sobrancelhas bem marcadas - tendência que já vem desde a última estação - continuam em evidência e apareceram de maneira exagerada e teatral nos desfiles de Vitorino Campos e R.Rosner. (*com reportagem de Alessandra Moura)

Com informações do Portal UOL.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Siga 5 passos para ter as sobrancelhas perfeitas

Acessórios como pente e lápis ajudam a criar um contorno mais definido
Foto: Getty Images
As sobrancelhas são a moldura do rosto. Portanto, se mal feitas, podem prejudicar o visual. Confira cinco passos para deixá-las bonitas, listados pela make-up artist Tracie Giles. Os dados são do site Female First.

1 - Comece com as sobrancelhas sem qualquer maquiagem. Use o canto interior do olho como um guia para onde sua sobrancelha deve idealmente começar. Lembre-se de que, se seus olhos são muito espaçados, você precisa trazê-las em direção à linha central do rosto. Caso seus olhos sejam muito próximos, a solução é deixar as sobrancelhas mais distantes. Uma maneira de medir o comprimento ideal das sobrancelhas é posicionar um lápis diagonalmente do lado da narina para o exterior de seu olho;

2 – Penteie os fios e, com um lápis, preencha possíveis falhas;

3 – Com a ajuda de um lápis afiado, indique onde as sobrancelhas devem começar e analise se estão semelhantes. Tente fazer com que o arco fique alinhado com o canto externo da íris. Evite que o fim da sobrancelha seja mais baixo que a parte inicial. E, a menos que tenha o rosto amplo e seja jovem, não deixe que sejam muito longas, porque, para uma mulher mais velha, isso pode envelhecer;

4 – Penteie os fios para cima, sem mudar o formato da sobrancelha. Apare os fios muito longos;

5 – Com a pinça, retire os pelos que estão fora do desenho que fez.

Com informações do Portal Terra.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Chá de camomila não clareia os fios; veja mitos e verdades

Infelizmente é mito que o chá de camomila clareia os fios de cabelos
Foto: Shutterstock

Chá de camomila clareia as madeixas? A babosa trata os fios e dá brilho? O abacate hidrata? Nossas avós já usavam esses ingredientes nas madeixas e ensinavam as receitas a suas filhas, mas será que funcionam mesmo?

A especialista Sônia Corazza, engenharia química especializada em cosmetologia, esclarece o que é mito e o que é verdade sobre a aplicação de cada um no cabelo. Confira.
Chá de camomila clareia: mito

Esse chá possui um ingrediente chamado apigenina que tem poder iluminador e age como se fosse um difusor ótico, refletindo a cor amarelo-dourado. Ou seja, proporciona reflexos iluminados e não um clareamento (o tom dos fios não vai mudar com o chá). Isso vale tanto para os cabelos claros quanto para os escuros, sendo que nos claros, o brilho fica mais evidente.

Em casa: se a intenção é o efeito luminosidade, você pode usar o chá em casa porque ele não fará mal ao couro cabeludo nem aos fios. Sempre depois que lavar os cabelos, jogue o chá de camomila (de morno para frio) sobre as madeixas. Não enxágue. O chá deve ser bem concentrado: dois sachês para uma xícara de água. O resultado será observado após um mês.

Abacate hidrata as madeixas: verdade

O óleo do abacate é rico em ácidos graxos essenciais e lipídeos, que restauram o manto protetor da cutícula do cabelo. No processo de lavagem, os cabelos perdem essa camada de "gordura" natural, que é fabricada pelas glândulas sebáceas presentes no couro cabeludo. Com isso os fios ficam mais ressecados e propensos à formação de eletricidade estática - o repudiado frizz.

Quando se usa um produto formulado com óleo de abacate, por exemplo, num condicionador, ajuda-se na reposição dos ativos lipídicos. Portanto, colabora-se para manter a penteabilidade, o brilho e a maciez. Além disso, a presença desses lipídeos também evita a perda da umidade das madeixas.

Em casa: bata no liquidificador, ou amasse bem, meio abacate e passe nos fios limpos e úmidos. Deixe agir por cerca de 20 minutos e enxágue.

Babosa trata os fios e dá brilho: verdade

A babosa contém mucilagos, substância capaz de reter a umidade nos fios, promovendo a hidratação.
Em casa: abra a folha de babosa ao meio e raspe a parte branca interna, a polpa, tomando cuidado para não tocar na casca, já que esta contém substâncias que podem causar irritabilidade ao couro cabeludo e até manchas na pele. Bata a polpa de uma ou duas folhas no liquidificador, sem água, e aplique nos fios lavados e úmidos, sem tocar a raiz. Deixe agir por cerca de 20 minutos - não menos, para que a substância consiga fazer efeito, nem mais para que não cause hipersensibilidade. Enxágue em seguida.

Com informações do Portal Terra.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Dicas dos experts para fazer a maquiagem durar mais no verão

Um grande dilema de beleza que surge todo verão é como evitar que a maquiagem derreta. No calor, a oleosidade não hesita em aparecer e acaba com a produção. A boa notícia é que existem alguns truques que ajudam a manter o make intacto por mais tempo. Entre um backstage e outro perguntamos aos beauty artists o que é preciso fazer.

Aplicar o primer antes da base é unanimidade entre os conselhos dos experts. O produto esconde os poros, evita a oleosidade e segura o make por mais tempo. 

O primer ajuda ainda a evitar o uso constante do pó compacto, que acaba deixando a pele craquelada no final do dia, depois de muitas aplicações. Além disso, desfilar um rosto muito mate na estação não fica bonito. Não à toa os iluminadores já viraram sensação quando o assunto é maquiagem de verão. Um brilho sutil faz toda a diferença.

Vale ainda substituir os itens em pó pelos cremosos. Esse truque é certeiro para garantir a fixação. “As sombras e blushes em creme aderem melhor à pele. Pó não combina com a oleosidade”, diz Daniel. Por fim, vale a dica do Robert: “Na praia, dispense toda e qualquer maquiagem”.

Com informações do site M de Mulher.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Penteado cascata é mania no tapete vermelho; aprenda

Bérénice Béjo, Erin Wasson e Charlote Casiraghi são algumas das beldades que recentemente escolheram o penteado do tipo cascata de cabelo na lateral para desfilar no tapete vermelho. Recomendado para um evento noturno, como um casamento, jantar ou coquetel, o look fica bem em todas as mulheres com madeixas longas.


"Só é preciso adequá-lo ao tipo de rosto. Por exemplo, o redondo precisa de fios mais soltos na parte da frente para afinar um pouco a face", explica Antonieta Calçolari, hairsylist do salão L´Officiel III, de São Paulo, que ensina a fazer o penteado. Copie e arrase como as famosas.

Passo 1: Lave o cabelo, tire a umidade usando o secador e levantando a raiz, com a mão.

Passo 2: Aplique o fixador. Quando o cabelo estiver quase seco, tombe a cabeça para baixo e termine de secar. Isso aumenta o volume dos fios.

Dica
Mulheres com madeixas cacheadas, mas arrepiadas, devem fazer uma escova. Aquelas com cachos não tão definidos devem modelá-los com o babyliss para uma melhor finalização.

Passo 3: Escolha um lado da cabeça e puxe todo o cabelo.Separe uma mecha na nuca, a mais próxima da raiz, e prenda com um grampo. Dependendo do cabelo, apenas um grampo é suficiente. Mas você precisa se sentir segura, portanto, coloque quantos achar necessários. Mas fique atenta para que os grampos apareçam bem pouco - o melhor é não aparecer.

Com informações do Terra.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Cortes de cabelo que ajudam a afinar o rosto

Confira dicas de cabeleireiros para afinar o rosto e conquiste o visual que você sempre desejou apostando no corte certo

O corte de cabelo faz toda a diferença na valorização do formato do rosto
Foto: Getty Images

Cabelos curtos, médios ou longos possuem "regrinhas" especiais de acordo com cada tipo de rosto. Por exemplo, quem tem o rosto redondo deve tomar cuidado com certos penteados. Rabo de cavalo, nesse caso, é má ideia, porque pode acentuar as linhas do rosto e deixá-lo ainda maior. Já quem tem rosto alongado deve investir em franjas.

Quer deixar o cabelo lindo e ainda afinar o rosto? Confira as dicas de quatro profissionais para ganhar um novo visual.
Truques infalíveis se você tem...

Ilustração: Reprodução Revista ANAMARIA


1. Rosto quadrado

Prefira cortes e penteados com volume no topo da cabeça. Invista em franjas no comprimento das sobrancelhas. "Abuse de cortes arrojados e modernos", diz Marcos Coraza, cabeleireiro do Gilberto Cabeleireiros.
2. Rosto redondo

Muito cuidado com os extremos nesse tipo de rosto. Evite exageros como deixar o cabelo muito curto, ou muito comprido. O desfiado deve ficar sobre o rosto. Cortes desconectados e franjas caem bem.
3. Rosto alongado

"Abuse da franja desfiada nesse formato de rosto! Ela cria um equilíbrio e dá volume ao comprimento dos fios", ressalta Maurício Martins, cabeleireiro do MR Martin. Cortes muito retos alongam ainda mais a face.

Ilustração: Reprodução Revista ANAMARIA

4. Rosto oval

"Esse tipo de rosto tem as proporções de todas as extremidades equilibradas, por isso aceita quase todas as variedades de corte e penteado", diz Roberto Martins, cabeleireiro do MR Martin. Só é bom evitar o chanel.

5. Rosto coração

Para desviar a atenção das maçãs do rosto, aposte em cortes na altura do queixo. As laterais podem ser desfiadas e a franja deve ir dos olhos até a boca. Evite prender o cabelo para não destacar as bochechas.


Com informações do Site M de Mulher.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Os melhores tratamentos para conquistar uma pele sem manchas

O melasma - mancha no rosto - aparece até mesmo em mulheres jovens. Você sofre com esse problema? Então, conheça os melhores tratamentos - tem até um laser novo, que promete resultado sem o risco de piorar o quadro.

O melasma surge principalmente nas maçãs do rosto, testa e acima dos lábios
Foto: Getty Images

De todos os problemas de pele, nenhum é tão desafiador para os dermatologistas como as manchas, especialmente o melasma, aquela marca acastanhada, de contorno irregular, que surge principalmente nas maçãs do rosto, testa e acima dos lábios. E o inimigo é tinhoso: mesmo que você trate com as técnicas mais modernas e use os melhores cremes, basta abusar do sol que o danado volta. "O problema surge quando há uma produção e distribuição desordenada da melanina, pigmento escuro produzido pelo organismo para a proteção da pele", explica o dermatologista Marcelo Bellini. Existe uma importante conexão entre esse tipo de mancha e os hormônios femininos. "É bastante comum aparecer durante a gestação, em quem usa pílula anticoncepcional ou faz reposição de hormônios", fala Jardis Volpe, dermatologista de São Paulo.

Mas não são apenas nessas condições que essa mancha surge: o sol também tem culpa. Sim, a exposição excessiva desencadeia o problema que atinge com mais força as mulheres de pele morena, exatamente quem acha que está naturalmente mais protegida. As células da pele acumulam os efeitos da radiação no decorrer da vida e, de repente, depois daquele verão bem aproveitado na praia, você nota uma marca no rosto. Mais do que isso, a simples exposição à luz, inclusive aquela fluorescente do escritório, piora a mancha. A saída? Apostar em prevenção, usando filtro solar religiosamente todos os dias (até para trabalhar), e investir nos tratamentos recomendados pelos especialistas. É o que você vai descobrir agora!
Tratamentos para um rosto uniforme

Para combater um inimigo tão resistente, o ataque precisa ser feito em diversas frentes. "Peeling e laser são associados a cremes despigmentantes. E, sempre, usar filtro solar com FPS acima de 60", diz João Carlos Pereira, dermatologista de São José do Rio Preto (SP). Veja as melhores apostas em casa e no consultório:

Use o protetor solar diariamente, mesmo em dias frios
Foto: Getty Images


Em casa

Mesmo que você faça tratamentos potentes com o dermatologista, vai precisar usar um creme com ação clareadora por, pelo menos, três meses. Os ácidos - glicólico, salicílico, retinoico, entre outros - servem tanto para remover as células superficiais da pele e os pigmentos que nela se encontram, clareando o tom, como para favorecer a penetração de outros princípios ativos dos produtos. É o caso da hidroquinona, do ácido kójico e do arbutin, substâncias que inibem a formação de uma enzima responsável por produzir e distribuir a melanina, bloqueando a formação do pigmento que causa a mancha.

Existe ainda os antioxidantes, como o ácido tranexâmico, ácido ferúlico, zeniberry (derivado da framboesa) e as vitaminas C e E. Eles inibem a produção dos radicais livres, envolvidos na pigmentação, e protegem a pele da ação danosa dos raios solares. "Em maior concentração, todas essas substâncias devem ser manipuladas e usadas com acompanhamento do dermatologista", diz Sylvia Ypiranga, médica-colaboradora na disciplina de dermatoscopia do Departamento de Dermatologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Para apostar no laser, procure um dermatologista de sua confiança. O procedimento, quando realizado da maneira errada, pode piorar o melasma
Foto: Getty Images


No consultório

Peeling: dá resultado e é bastante seguro

O peeling superficial seriado (mais leve e realizado em diversas sessões) continua sendo a primeira opção dos dermatologistas, pois muitos consideram a prática mais segura. "Uso ácido retinoico, kójico ou fítico", fala Marcello Bellini. A dermatologista Sylvia Ypiranga também recomenda o procedimento quando os cremes não são mais suficientes. "Depois de dois a três dias da sessão, a pele descama e, com isso, o pigmento é removido aos poucos", explica. Dependendo da intensidade do melasma, podem ser necessárias de três a cinco sessões, com intervalos de duas a quatro semanas entre elas. O preço varia muito, mas está em torno de 200 reais cada sessão. "Enquanto durar o tratamento e por 40 dias após o término, a paciente não pode se expor ao sol e precisa usar um filtro potente no dia a dia", alerta Ana Lúcia Recio, dermatologista de São Paulo. Também deve evitar calor excessivo - vapor e mormaço, por exemplo, pioram o problema.

Laser: tem novidade promissora

Até agora o laser tem sido um tratamento controverso no que se refere ao melasma. "Apesar de sabermos que o pigmento pode ser removido por ele, devemos ter muito cuidado ao indicá-lo, pois o calor gerado nessa tecnologia ativa o melanócito (célula que produz a melanina) e causa um processo inflamatório que pode piorar o melasma inicial", diz Sylvia Ypiranga. Marcelo Bellini concorda. Segundo ele, trabalhos apresentados em congressos internacionais mostraram que 30% das pacientes tratadas com luz intesa pulsada (um tipo de laser) tiveram aprofundamento ou ampliação da mancha. "Indico o laser apenas para mulheres que não obtiveram resultado satisfatório com o peeling e com os cremes", fala.

Mas, com o lançamento do Spectra Laser Toning, esse quadro tende a mudar. Trata-se de um laser Nd: YAG que atinge diretamente a melanina, quebrando-a em pequenos pedaços e, dessa forma, clareando o rosto. "A grande diferença desse laser em relação aos outros é que os pulsos são muito rápidos, em nanossegundos, aquecendo menos a pele e, portanto, prevenindo o efeito rebote - lembre-se de que o calor piora a mancha", explica João Carlos Pereira, que fala numa redução de até 80% do melasma com essa técnica. "Levando em conta que alguns métodos promovem de 20% a 30% de melhora, é uma grande evolução." Segundo a Skintec, representante do aparelho no Brasil, cada sessão custa em torno de 400 reais e são recomendadas de cinco a dez sessões, dependendo da coloração da mancha (quanto mais escura, mais longo será o tratamento), com intervalo de uma a três semanas entre elas. A aplicação costuma ser um pouco incômoda - a paciente sente um leve desconforto no local, que fica bastante vermelho. O único cuidado pós-procedimento é a aplicação do bloqueador solar. A mesma máquina, com outro comprimento de onda, também é indicada para remover melanose solar (manchas de sol), sardas e alguns tipos de tatuagem.

Com informações do site M de Mulher.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Xampu com sal: tire as suas dúvidas!

O xampu pode ou não ter sal na composição? Descubra com a ajuda de especialistas se o elemento causa mesmo danos aos fios e entenda o motivo de tanta polêmica


Poucos assuntos na beleza geram tanta discussão quanto o uso de sal na fórmula dos xampus. Há quem diga que o ingrediente é praticamente um veneno para os fios, enquanto outros afirmam que ele não é o único culpado da história. Para que lado ir? Fomos atrás das respostas. Para começo de conversa, o sal é incluído para dar viscosidade ao produto, o que nada mais é do que aquela espuma que se forma e que nos dá a sensação de cabelo limpo. "Quando não se usa sal, é preciso adicionar outro agente espessante. Sem esse ativo, o xampu fica totalmente aguado e escorre pelos dedos na hora do uso", explica a dermatologista Maria Fernanda Gavazzoni, de São Paulo. Por isso, avisa a especialista, todo xampu contém algum tipo de sal. "O cloreto de sódio é uma substância naturalmente formada dentro do frasco devido à reação entre os componentes da fórmula", diz a expert.

Segundo o dermatologista e tricologista Valcinir Bedin, de São Paulo, o elemento da discórdia não chega a danificar os cabelos. "O único problema seria o uso do xampu com sal nos fios já ressecados, que poderiam ficar ainda mais desidratados. Nesse caso, é importante complementar o tratamento com leave-in ou máscara nutritiva." Vale destacar que o dano só ocorre se o sal não estiver em concentrações adequadas - os especialistas dizem que 0,2% é a quantidade usual e segura.

Se ele é um componente obrigatório e já é utilizado - na maioria das vezes - em sua porcentagem permitida, por que tanta polêmica? Na verdade, o que se discute agora é o efeito de sua permanência sobre os cabelos. "Xampus de qualidade devem ter qualquer resíduo removido com o enxágue. Caso contrário, o produto com sal pode, sim, danificar os fios, principalmente os submetidos a procedimentos químicos constantes", ressalta Maria Fernanda.

Outro alerta importante: o sal encontrado no mar e no suor também pode comprometer a saúde dos fios. "A água salgada e a secreção produzida pelo organismo têm efeito muito mais nocivo, pois ambas ficam mais tempo em contato com a fibra capilar do que o xampu, que é lavado", diz Bedin. "Se esse sal não for removido, fica acumulado, formando uma espécie de cristal, que retira a água disponível no fio, causando o ressecamento e impedindo a absorção dos agentes condicionantes", observa a dermatologista. Na dúvida, incorpore a regra básica da gastronomia na hora do banho: sal demais pode levar sua receita para o ralo. Então, enxágue, enxágue e enxágue. 

Com informações do site M de Mulher.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Rabo de cavalo baixo é o penteado do inverno

Especialistas em cabelo dão todas as dicas para você fazer rabos de cavalo baixos inspirados nas famosas e que são a cara do inverno. De quebra, conheça alguns finalizadores ideais para um penteado impecável.

Giovanna Ewbank aposta no rabo de cavalo retrô com volume na raiz
Foto: Rafael Cusato

A estação mais glamourosa do ano pede penteados à altura. Melhor se eles forem fáceis de fazer.

Rabo de cavalo em alta

Ele aparece com volume e mechas soltas despretensiosas; bem liso e certinho; texturizado... O detalhe em comum? A altura. Todos os rabos são baixos, presos bem rente à nuca. "Se quiser um visual clássico, depois de deixar o cabelo bem liso com uma prancha caprichada, aplique uma pequena quantidade de cera úmida, que vai domar os fios", ensina o hairstylist Celso Kamura.

Volume na medida

O volume com um ar sessentinha continua hit entre as celebridades mais sexy - como Giovanna Ewbank. Versátil e fácil de fazer, o look retrô funciona com rabos de cavalo e penteados meio presos. Segundo o cabeleireiro Celso Kamura, basta investir na dupla pomada em pó e spray. "Aplique pomada seca e, com a ajuda de um pente-fino, desfie as mechas que você quer deixar com volume e finalize com spray fixador."

A risca lateral, como a de Grazi Massafera, deixa o look mais chique
Foto: Anna Fischer


Divisão à risca

Uma aposta quente para o inverno é o cabelo todo dividido para o la­do, com a risca bem marcada e paralela à linha da têmpora. O hit po­de ser usado de várias maneiras: com o comprimento solto sobre um ombro ou ainda com coques, meio presos ou rabos de cavalo, como a atriz Grazi Massafera. Para manter os fios no lugar por mais tempo, o cabeleireiro Mar­cos Proença, sugere fazer uma escova lisa em toda a extenção dos fios, principalmente na raiz e na franja. "Para finalizar, aplique spray seco e abaixe os fios com o cabo de um pente-fino."

Com informações do site M de Mulher.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Para levar na bolsa

Saiba como tirar o melhor proveito dos lenços umedecidos


Eles são práticos, fáceis de carregar e garantem a limpeza da pele em qualquer lugar que você esteja. Mas já parou para pensar se você faz o uso correto dos lenços umedecidos para o rosto? “É preciso estar atenta aos componentes da fórmula e principalmente ver se o lenço é indicado para o seu tipo de pele”, ensina o dermatologista Roberto Barbosa Lima. Além disso, outros cuidados precisam ser tomados para garantir uma pele limpa e bem tratada. Confira as dicas do médico:

A dose certa
“Os lenços umedecidos podem ser usados mais de uma vez por dia, desde que adequados ao seu tipo de pele. Mulheres com a pele oleosa devem usar de duas a três vezes no máximo, já que higienizar a epiderme demais causa o efeito contrário, acaba estimulando a produção de mais oleosidade. Por isso, não convém exagerar”.

De olho no rótulo
“Vale lembrar que qualquer componente químico pode desencadear uma alergia se a pessoa for alérgica a ele. E em geral, nestes lenços são utilizadas substâncias de limpeza, em sua maioria, hipoalergênicas, que oferecem poucas chances de provocar alergia. Mas é impossível prever se a pessoa tem alergia a algum dos seus componentes, por isso é sempre bom observar a formulação.”

Lenços demaquilantes
“Como não substituem a água e o sabão, ou seja, não fazem uma limpeza profunda, podem ser usados numa primeira fase de remoção da maquiagem. Com o excesso de cosméticos removidos, lave o rosto com água e sabão apropriados. Os lenços umedecidos sempre deixam um resíduo, daí a necessidade de também complementar a higienização.”

No combate à oleosidade
“Os lenços adstringentes ajudam a controlar a oleosidade da pele, mas não espere que ela fique 100% livre do problema. Em alguns casos, eles podem deixar na pele substâncias matificantes, que ajudam a absorver a gordura e controlam o brilho, adiando a próxima lavagem. E não são recomendados para pessoas de pele seca.”

Com informações do site Bolsa de Mulher.

terça-feira, 5 de junho de 2012

Tratamentos e cremes para diminuir três graus de inchaço nos olhos

Bolsas devem ser tratadas o quanto antes, sem comprometer a estética

Quer prevenir ou amenizar o problema das bolsas nos olhos? Descubra o grau em que o problema se encontra e siga as dicas de tratamento:

Grau 1 - microbolsa
As bolsas de gordura que se formam nas pálpebras, em geral, aparecem pela falta de circulação, que favorece a retenção de líquidos. Para preveni-las, a dermatologista Rachel Iervolino indica a drenagem linfática, feita uma vez por semana. Cremes à base de coffeeberry também são eficientes. "Além de sua ação antiedema, esse agente contém polifenóis com potente ação antioxidante e ajudam no tratamento das rugas", esclarece a dermatologista Márcia Purcelli.

Grau 2 - inchaço permanente
"Ativos como retinol, mioxinol, ácido hialurônico, vitamina C e nodema (descongestionante) revitalizam o olhar e diminuem o inchaço", assegura a dermatologista Leila Gazi. O tratamento de choque é feito com aparelhos como o Reaction e o Accent XL, que promovem a vasodilatação, reduzindo o acúmulo de líquidos na região.

Grau 3 - bolsas acentuadas
Esse estágio exige técnicas mais potentes, como o laser CO2 Fracionado, que aumenta a firmeza da pele. "Sugiro duas sessões, uma a cada 30 dias", diz a dermatologista Sonia Voss. Se o problema for acentuado, com bolsas marcadas e pálpebras caídas, a solução é a cirurgia, feita com anestesia local. "A área fica com edemas por até 15 dias e o pósoperatório inclui compressas geladas e o uso de óculos de sol", descreve o cirurgião plástico Ewaldo Bolívar.

Com informações do site M de Mulher.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Esfolie o couro cabeludo e controle a oleosidade

O esfoliante específico para o couro cabeludo controla a oleosidade excessiva e combate a coceira e a descamação 
Foto: Shutterstock
Quem faz uso de esfoliante facial ou corporal sabe a importância do cosmético e a diferença que ele faz na pele. Na cabeça é a mesma coisa, só que, em vez de conferir brilho e maciez, o cosmético específico para o couro cabeludo controla a oleosidade excessiva e combate a coceira e a descamação.

"Isso é possível porque o esfoliante ajuda na renovação celular e elimina as células mortas e os resíduos de finalizadores, sujeira e poluição. Mas, vale lembrar que os fios pouco ganham com isso", diz o dermatologista e tricologista Ademir Júnior, professor do curso de pós-graduação da Universidade Anhembi Morumbi e das Faculdades Oswaldo Cruz, ambas em São Paulo.

Por isso, o produto é uma boa pedida para quem vive estressada, tem dermatite seborreica, popularmente chamada de caspa, usa muito cosmético, apresenta alterações hormonais ou lava frequentemente a cabeça com água quente.

Na prática
A aplicação é simples: basta massagear o esfoliante com a ponta dos dedos no couro cabeludo, pelo tempo indicado pelo fabricante na embalagem. Em seguida, enxágue bem e lave a cabeça com o xampu e o condicionador que está acostumada a usar. "Os movimentos na hora da aplicação do esfoliante devem ser delicados para não deixar o couro cabeludo sensível no dia seguinte", avisa o médico.

Quanto à frequência, você deve usá-lo a cada 10 ou 15 dias. Isso porque a maioria dos produtos contém ácido salicílico que, por ter ação esfoliante e adstringente, pode deixar o couro cabeludo ardido e sensível ao toque. "Para não correr risco, evite usá-lo até dois dias antes de fazer uma coloração ou alisamento", completa.

Com informações do site Terra.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Consuma alimentos que protegem a pele do frio do inverno

Evite que o rosto e o corpo fiquem ressecados com o cardápio certo

Usar protetor solar e hidratante para proteger a pele do frio do inverno são rituais fundamentais, mas o que poucos sabem é que uma dieta balanceada também ajuda a deixar a pele mais bonita na temporada do frio.

A primeira providência está nos líquidos. Nesta época do ano, é comum as pessoas tomarem menos água. "Isso prejudica a hidratação da pele. Um corpo hidratado apresenta uma pele macia e elástica", afirma a dermatologista Carolina Marçon, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.

O segundo passo é balancear sua dieta. Inclua nela fontes de vitaminas e minerais. Aposte em itens da estação como morango, framboesa, laranja, mexerica, limão, repolho e cenoura. Esses legumes, frutas e hortaliças possuem antioxidantes, que previnem o envelhecimento precoce.

A soja é outro alimento importante. "A pele possui receptores para as isoflavonas, substâncias presentes na soja que evitam o ressecamento e melhoram a elasticidade da pele. Além da soja, as castanhas, nozes e amêndoas, que são ricas em vitamina E, selênio e antioxidantes, são importantes aliadas para manter a pele saudável e bonita", resume Carolina.

Óleos de peixe e de prímula também são indicados como coadjuvantes no cuidado da pele, por sua ação anti-inflamatória. "O óleo de peixe, mais conhecido como ômega 3, tem efeitos benéficos como tratar inflamações da pele. Já o óleo de prímula estimula a produção de lipídeos, que são responsáveis por manter a pele hidratada, íntegra e protegida", comenta a dermatologista.

E, mesmo com as tentações que surgem com o frio, tente ficar longe de alimentos gordurosos, evitando assim que a pele fique oleosa. "O chocolate, por exemplo, principalmente o branco e o ao leite, contém açúcares, gordura e leite em grandes quantidades, podendo favorecer o aumento da oleosidade da pele, e consequentemente o aparecimento de cravos e espinhas", alerta Carolina.

Com informações do site M de Mulher.