sexta-feira, 27 de abril de 2012
Cutículas: tirar ou não tirar?
Tirar, ou não tirar as cutículas? Eis a questão! Existe muita polêmica quando o assunto é tirar as cutículas. “A cutícula é o prolongamento da camada córnea (primeira camada da epiderme, formada por células mortas e queratina) que recobre a o ponto de origem da unha. Por isso é tão fácil retirar as cutículas”, explica a dermatologista Silvia Zimbres (SP).
Mesmo que pareça ser fácil de retirar e que cresça rápido, a pequena pele deve ficar onde está. “A cutícula é uma estrutura de proteção da matriz ungueal (responsável pelo crescimento e origem à unha) contra a entrada de microrganismos e a ação de agentes irritantes (bactérias). Desta forma, a cutícula nunca deve ser removida”, informa Leonardo Abrucio Neto, dermatologista da Beneficência Portuguesa de São Paulo.
A dermatologista Carla Albuquerque (SP) faz um alerta para outras doenças que são comuns nas unhas, principalmente quando não estão protegidas pelas cutículas. "Dentre os males estão: onicomicose (as unhas tendem a ficar amareladas ou esverdeadas e grossas),onicosquizia (as unhas descamam principalmente nas pontas e quebram com muita facilidade)", aponta.
Qual é a solução?
O certo é manter as cutículas e deixá-las hidratadas. Para quem não consegue ficar com aquela pele extra sob as unhas, a dica é a famosa empurradinha de cutícula. Com um palitinho, impulsione a cutícula para o sentido da carne dos dedos. Mas, cuidado para não ir com muita sede ao pote e acabar machucando as mãos! Empurre levemente, com o auxilio de um creme hidratante.
Outra dica é apostar nos cremes redutores de cutículas. Os cosméticos têm o poder de diminuir a espessura da cutícula e tirar aquele aspecto rústico das unhas. Marcas como Granado, Avon, entre outras, trabalham com esse tipo de tratamento para as unhas.
Com informação do site Corpo a Corpo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
olá,gostei muito das dicas,adorei teu blog,
ResponderExcluirentão já seguindo.
beijos!
http://jessicalmdenaida.blogspot.com.br/