Infelizmente é mito que o chá de camomila clareia os fios de cabelos Foto: Shutterstock |
Chá de camomila clareia as madeixas? A babosa trata os fios e dá brilho? O abacate hidrata? Nossas avós já usavam esses ingredientes nas madeixas e ensinavam as receitas a suas filhas, mas será que funcionam mesmo?
A especialista Sônia Corazza, engenharia química especializada em cosmetologia, esclarece o que é mito e o que é verdade sobre a aplicação de cada um no cabelo. Confira.
Chá de camomila clareia: mito
Esse chá possui um ingrediente chamado apigenina que tem poder iluminador e age como se fosse um difusor ótico, refletindo a cor amarelo-dourado. Ou seja, proporciona reflexos iluminados e não um clareamento (o tom dos fios não vai mudar com o chá). Isso vale tanto para os cabelos claros quanto para os escuros, sendo que nos claros, o brilho fica mais evidente.
Em casa: se a intenção é o efeito luminosidade, você pode usar o chá em casa porque ele não fará mal ao couro cabeludo nem aos fios. Sempre depois que lavar os cabelos, jogue o chá de camomila (de morno para frio) sobre as madeixas. Não enxágue. O chá deve ser bem concentrado: dois sachês para uma xícara de água. O resultado será observado após um mês.
Abacate hidrata as madeixas: verdade
O óleo do abacate é rico em ácidos graxos essenciais e lipídeos, que restauram o manto protetor da cutícula do cabelo. No processo de lavagem, os cabelos perdem essa camada de "gordura" natural, que é fabricada pelas glândulas sebáceas presentes no couro cabeludo. Com isso os fios ficam mais ressecados e propensos à formação de eletricidade estática - o repudiado frizz.
Quando se usa um produto formulado com óleo de abacate, por exemplo, num condicionador, ajuda-se na reposição dos ativos lipídicos. Portanto, colabora-se para manter a penteabilidade, o brilho e a maciez. Além disso, a presença desses lipídeos também evita a perda da umidade das madeixas.
Em casa: bata no liquidificador, ou amasse bem, meio abacate e passe nos fios limpos e úmidos. Deixe agir por cerca de 20 minutos e enxágue.
Babosa trata os fios e dá brilho: verdade
A babosa contém mucilagos, substância capaz de reter a umidade nos fios, promovendo a hidratação.
Em casa: abra a folha de babosa ao meio e raspe a parte branca interna, a polpa, tomando cuidado para não tocar na casca, já que esta contém substâncias que podem causar irritabilidade ao couro cabeludo e até manchas na pele. Bata a polpa de uma ou duas folhas no liquidificador, sem água, e aplique nos fios lavados e úmidos, sem tocar a raiz. Deixe agir por cerca de 20 minutos - não menos, para que a substância consiga fazer efeito, nem mais para que não cause hipersensibilidade. Enxágue em seguida.
Com informações do Portal Terra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário