terça-feira, 16 de outubro de 2012
Cabelos cacheados: dicas para lavar, pentear, secar e cortar
Eles são lindos, poderosos e dão charme a qualquer visual. Mas os cachos exigem, sim, cuidados especiais. Podemos penteá-los secos? Como lavá-los? E quanto ao corte, qual é o mais indicado? Reunimos dicas dos cabeleireiros Daniel Oliveira, da Ophicina do Cabelo, e Glecciano Luz, do Espaço Glecciano Luz, para cuidar bem dos fios cacheados. Leia abaixo e aproveite!
1) Lavar
Daniel Oliveira recomenda que os cabelos cacheados sejam lavados a uma temperatura média de 22ºC. “A água morna a quente estimula a oleosidade da raiz e o ressecamento das pontas”, diz ele. “Os fios cacheados já têm tendência a ponta seca, porque a oleosidade do couro cabeludo não consegue chegar até as pontas”, completa Glecciano Luz. Por isso, anote: o ideal é o banho frio; mas, como ninguém é de ferro, a água temperada já quebra o galho.
2) Pentear
A velha e básica regra: jamais penteie os cabelos cacheados depois de secos! A menos que você queira um supervolume, é claro. Glecciano e Daniel recomendam pentear os fios úmidos com um pente de dentes bem largos. Os cabeleireiros também não dispensam o uso de um leave-in após a lavagem. “Ele deixa o cabelo mais sedoso, macio, brilhoso e com frizz reduzido; além de manter o volume no lugar”, explica Daniel. O especialista explica, ainda, que uma musse pode substituir o leave-in, mas ela deixa o cabelo mais rígido e com menos efeito natural. Glecciano recomenda produtos à base de manteiga de karité e óleo de argan, que têm grande poder de nutrição.
3) Secar
Depois de lavar e tirar o excesso de água apertando os fios com a toalha, é só deixar secar ao natural. Se quiser modelar o cabelo, Glecciano indica o uso de um secador com difusor. E anote a dica de Daniel: depois de aplicar o leave-in, se precisar tirar mais um pouco de excesso de água, faça-o com um papel absorvente. Dessa forma, o leave-in continua intacto. E atenção: segure o impulso de ficar passando a mão no cabelo! Isso pode fazer com que ele perca toda a definição dos cachos.
4) Cortar
Para quem não tem muita experiência, Daniel recomenda cortar os fios quando estiverem secos. “Assim, você já vai vendo o caimento enquanto corta”, explica. Segundo ele, assumir o volume dos cachos está em alta e o corte ideal é aquele distribuído em camadas. “No caso de um cabelo curto tipo chanel, deve-se fazer um corte preciso e reto, para tirar o volume. Nada de repicado! Uma dica é cortar com a tesoura na posição vertical, porque cria mais definição nas pontas e dá movimento ao cabelo”, completa Glecciano.
Com informações de M de Mulher
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário