terça-feira, 22 de novembro de 2011

Cuidados que se deve ter no momento da depilação


O jornal O Povo divulgou no último domingo (20), algumas recomendações que devemos ter em mente no momento da depilação. Afinal de contas são muitos os métodos que se pode utilizar para quem quer retirar os pelos indesejáveis.

Muitas pessoas optam por utilizar a forma mais prática, afinal, nem sempre se tem paciência para deixar o pelo crescer, no tamanho ideal, para pedir auxilio aos profissionais da área. O mais importante, é ter conhecimento das técnicas utilizadas e os cuidados que se deve tomar no momento da depilação.

É preciso ter noção dos riscos que um processo depilatório pode trazer a saúde. Irritações, infecções, cicatrizes, inflamações e queimaduras, são aos principais fatores desse processo.

Algumas técnicas são bastante conhecidas, como lâmina, pinça, linha, cremes depilatórios e cera, outros mais modernos, como a luz pulsada e o laser. Cada um desses elementos possuem vantagens e desvantagens para a pele, também variam quanto ao custo, a agressão que pode trazer para cada tipo de pele e a capacidade de causar mais ou menos dor, no momento do processo de depilação.

A lâmina, por exemplo é um recurso que corta o pelo mais superficialmente e essa técnica costuma trazer agressão à pele, aumentando o risco de alergias e foliculite. "A foliculite é gerada quando os pelos encravam e não conseguem romper a pele, provocando inflamação", explica a dermatologista Priscila Rodrigues. Outro risco recorrente na utilização da lâmina, e o risco de corte na pele, que por vezes deixam cicatrizes.

Outro método bastante conhecido e a cera, que pode ser utilizada quente ou fria. A diferença é quanto a dor que pode causar. A cera fria costuma ser mais dolorosa. È recomendável que o pelo esteja com quarto a cinco semanas de crescimento, tempo necessário para evitar a foliculite. Também é preciso ter cuidado para a cera quente não provocar queimadura na pele.

Os cremes depilatórios ajudam no momento de emergência, quando na última hora é necessário fazer a depilação. Para utilizar o creme é necessário fazer o teste e observar se o produto não vai causar irritação. Essa técnica retira o pelo de forma superficial, fazendo com que o pelo volte a crescer em pouco tempo. Para ser usando em caso de emergência, é recomendável ter sempre o creme depilatório em casa.

É importante ter conhecimento que a freqüência entre uma depilação e outra pode causar inflamações e agressões à pele. Especialistas apontam, que é necessário escolher a forma mais indicada para o seu tipo de pele e esperar o tempo ideal para a retirada do pelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário