terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Dermatologista ensina como cuidar da pele durante o carnaval


E, aí? Viagem marcada, fantasia e adereços comprados? Não importa se você vai passar o carnaval descansando numa praia tranquila ou em blocos de rua, alguns cuidados com a saúde devem ser os mesmos. Confira algumas orientações que a dermatologista Daniela Landim preparou.

É preciso ter cuidado com a exposição ao sol e também é importante ressaltar, que deve-se evitar os períodos de pico de sol, das 10h às 16h. Atenção com a maquiagem! Daniela aconselha a não usar maquiagem de origem duvidosa, de baixa qualidade; cuidado também com glitter e brilhos. Os produtos podem causar dermatite de contato, que ocasiona desde edema, vermelhidão, até uma queimadura.

Antes da maquiagem é preciso deixar a pele limpa e hidratada. Para isso aplique um bom hidratante, específico para cada tipo de pele ou o primer, que também hidrata, além de de suavizar os poros e as rugas mais discretas. “O primer deve ser aplicado em toda a face, pois a finalidade do produto é dar uma forma mais homogênea a pele, deixando-a livre do excesso de oleosidade. Ele atua como um filme para receber a maquiagem. Existe a opção com filtro solar, e também, opções especificas para área dos olhos e boca”, explica a dermatologista.

Com as crianças, a atenção deve ser redobrada. É muito comum que as mães façam maquiagem nas crianças, usando principalmente tinta guache. Segundo a dermatologista, as tintas têm que ser usadas com muita parcimônia, pois a composição da tinta guache é tóxica para a pele e o uso inadequado pode resultar em reações alérgicas e queimaduras. “As mães devem ficar atentas aos rótulos, usar somente produtos específicos para pele, que sejam atóxicos e hipoalergênicos; além disso, é importante estar discriminado que o produto seja dermatologicamente testado e com número de autorização da Anvisa”.

Limpar a pele depois da festa, é tão importante quanto prepará-la para receber a maquiagem. Por esse motivo, use sempre o demaquilante, que limpa de forma profunda e desobstrui os poros, melhorando o aspecto da pele. “Outra dica pra arrasar é a compressa gelada com chá de camomila na área dos olhos: deixe por 20 minutos e pronto, o primeiro passo foi dado”, diz a dermatologista.

Com informações blog do 123 Achei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário