quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Mitos e verdades sobre estrias


A fisioterapeuta Juliana Piola esclarece alguns mitos e verdades sobre as temidas estrias:


Roupas apertadas causam estrias?


Não. As roupas por si só não possuem o poder de romper as fibras da pele. Nem é verdade que as calcinhas de tira favorecem o aparecimento delas. As estrias aparecem quando engordamos ou crescemos mais do que a pele pode suportar.


Beber muita água resolve?


Em parte. Beber muita água sem dúvida nenhuma contribui para a sua saúde, mas não é o principal fator de hidratação da pele.  A água forma um colchão protetor para as células, além de constituir todos os tecidos do organismo. Aconselha-se tomar pelo menos oito copos de água por dia.


Por que as estrias ficam brancas?


De início, as estrias apresentam uma coloração avermelhada, um sinal de que ainda se encontram inflamadas. Elas adquirem o aspecto esbranquiçado devido ao processo de cicatrização das fibras rompidas.


É verdade que as estrias pioram no inverno?


Mentira. A época do ano e a estação não influem no aparecimento das estrias, que são resultados do rompimento das fibras elásticas. O inverno dá a sensação de agravar o problema apenas porque normalmente a pele costuma ficar mais ressecada nesta época do ano.


Na gestação, adianta iniciar a prevenção no terceiro trimestre?


Não é o ideal. Recomenda-se que a prevenção das estrias comece o quanto antes. A partir do quarto mês deve-se dobrar os cuidados, pois é quando a barriga começa a ter uma maior variação de crescimento. A partir do sétimo mês,  quando o estiramento da pele é maior, e principalmente dias antes do parto (devido aos hormônios) o problema pode piorar. 


É verdade que quanto mais estrias você tiver na gravidez, mais probabilidade terá de ter uma ruptura da pele no parto normal? 


Não. As estrias são rupturas no colágeno da pele, enquanto as rupturas no períneo ocorrem no músculo, e não há relação entre as duas coisas. A massagem no períneo durante a gravidez é uma das dicas úteis para prevenir as rupturas.


Há tratamentos que fazem as estrias desaparecerem?


Há tratamentos que amenizam o aspecto da pele e ajudam a combater como a Carboxiterapia que diminui os fluidos entre as células, melhorando a circulação e oxigenação dos tecidos, assim, estimula a formação de colágeno e novas fibras elásticas.


Com informações do portal M de Mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário