quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Fique livre das espinhas e acnes


Ao contrário do que se pensa, espinhas e acne não é só problema de adolescente; mulheres adultas também sofrem com esses probleminhas estéticos . Ainda bem que não param de surgir novas alternativas de tratamento.

O problema

Quem nunca encontrou uma espinha no rosto bem no dia de uma festa imperdível? Essa é uma situação bem comum, infelizmente. E o que podemos fazer diante dessa situação? A solução é saber quais os tratamentos recomendados para a limpeza da pele.

Adolescentes, mulheres e homens adultos podem sofrer com esse probleminha. Um estudo publicado no Journal of the American Academy of Dermatology descobriu que, dos 20 aos 29 anos, 50,9% das mulheres sofrem com cravos e espinhas. Ela pode ser do tipo persistente, que resiste desde a adolescência, ou então do tipo surpresa, que surge do nada. Desvantagem extra - em adultos o tratamento costuma ser mais difícil.

Como surge a espinha

1. Há um aumento da produção de sebo;

2. Os queratinócitos, células da superfície, se acumulam e entopem o poro;

3. O poro entupido atrai bactérias, que provocam inflamação.


Em qualquer idade, cravos e espinhas, em seus mais variados graus, são resultado de uma receita certa: um espessamento da camada mais superficial da pele, que entope os poros; glândulas sebáceas que produzem óleo em excesso; e bactérias que encontram nos poros entupidos e cheios de sebo o ambiente ideal para proliferar-se.

Onde procurar ajuda

Quase sempre, quem sofre de acne busca alívio na farmácia da esquina, atrás de medicamentos de venda livre. E, acredite, pode dar certo, geralmente para quem sofre de acne branda. Lá, os tops de linha são os produtos à base de substâncias de ação comprovada, mesmo em concentrações seguras de se consumir sem a orientação médica. Estamos falando de peróxido de benzoíla (de ação bactericida), ácido salicílico (que funciona como um esfoliante), enxofre e resorcinol (que, juntos, atuam contra a bactéria da acne e ainda esfoliam levemente). Mas não deixe de procurar o auxílio de um bom dermatologista.

Com informações do portal M de Mulher.
Foto: Blog Sonhos em um Diário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário