quinta-feira, 22 de março de 2012

Cabelos loiros precisam de cuidados especiais


Não importa se são naturais ou com química, todos os cabelos com as tonalidades mais claras, especificamente os loiros, necessitam de cuidados especiais para continuarem bonitos e saudáveis. "Cabelos loiros naturais precisam ter uma atenção diferenciada por serem muito finos e sensíveis a agentes externos, como o sol e a poluição. Já os pintados recebem muita química e precisam de cuidados redobrados para não ressecarem", analisa a colorista Telma Junqueira.

Para cuidar da hidratação dos fios, o educador técnico, Beto Nogueira, dá algumas dicas. "Para os loiros naturais sugiro uma hidratação a base de vitamina D, que irá agir de dentro para fora dos fios. Para os cabelos artificiais, uma boa cauterização para selar as cutículas capilares é uma ótima solução", afirma.

Tentar hidratar as madeixas em casa nem sempre é uma boa saída. Receitas caseiras que prometem milagres podem danificar os fios. Lavar os cabelos com leite e cerveja para dar brilho, por exemplo, não passa de lenda sem fundamento científico. Telma alerta que a tentativa de melhorar os fios claros com produtos que não são desenvolvidos para os cabelos é um perigo.

Que todo cabelo loiro precisa de cuidados especiais, isso já ficou claro, não é verdade? Deixando de lado certos cuidados, o cabelo acaba apresentando um tom amarelado, este problema ocorre devido a algumas interferências dos raios solares (que alteram a pigmentação dos fios). Com um tratamento adequado e o uso de produtos certos, o problema é corrigido trazendo a cor e o dourado de volta. Segundo a especialista Telma, "Toda mulher loira ou com luzes descolorante precisa, pelo menos uma vez na semana, utilizar o shampoo desamarelador".

O shampoo desamarelador ou antiamarelado contém pigmentos arroxeados capazes de trazer o tom certo de volta ao cabelo. Para isso, é preciso escolher o produto correto e utilizá-lo com cautela. Telma afirma que os shampoos desamareladores contêm pigmentos fortes que, se utilizados da forma errada, ressecam e quebram os fios. "É importante ressaltar que utilizar o produto mais de uma vez na semana danifica a estrutura do cabelo", lembra à colorista.

O processo de desamarelamento acontece no banho, durante a lavagem dos cabelos

Após usar o shampoo de sua preferência, aplique nos cabelos ainda molhados o shampoo desamarelador escolhido. Lembrando que quanto mais roxo ele for, mais potente será o resultado. Deixe agir de cinco a sete minutos. "A minha dica é aplicar o produto e colocar uma touca nos cabelos. Enquanto ele age, você continua o seu banho normalmente", diz Telma.

Após o uso, é importante hidratar os cabelos, já que as cutículas capilares ficam abertas e o fio acaba ficando mais propenso ao ressecamento. Telma indica utilizar cremes e condicionadores em abundância logo após a aplicação, ou fazer uma hidratação mais intensa no salão de beleza.

Com informações do portal M de Mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário