terça-feira, 10 de abril de 2012

Especialistas explicam as principais dúvidas sobre coloração


Deseja mudar o tom do cabelo, mas não quer errar na hora de escolher a coloração? O especialista Juha Antero explica alguma recomendações que devem ser seguida à risca, para evitar arrependimentos. Confira:

Como escolher o tom ideal para cada tipo de pele?

Antes de tudo, ouvimos a cliente e selecionamos a paleta de cores. Em seguida, fazemos testes em pequenas mechas e, às vezes, corto um pedacinho de cabelo e tinjo da cor desejada. Algumas nuances de castanho e os loiros-escuros combinam com a maioria dos tons de pele. Hoje em dia, há uma liberdade maior e até as japonesas ficam loiras.

Cores fechadas dão um ar de volume extra?

Depende. O que dá essa sensação de cabelo com volume é a aparência. Quanto mais hidratado, melhor. Os mais claros tendem a parecer mais finos e frágeis porque o dano é maior no processo de clareamento. Por outro lado, os cabelos escuros podem evidenciar problemas como pontas secas, fios brancos e frizz. O melhor truque para dar a impressão de mais volume é deixar a raiz mais escura em relação às pontas. E isso serve para qualquer comprimento.

Qual a cor mais difícil de manter?

Os vermelhos desbotam com mais facilidade. Isso porque têm os pigmentos mais difíceis de penetrar na estrutura do fio. Quem decide ficar ruiva deve se preparar para ter trabalho, já que a cor também pede retoques a cada seis semanas, pelo menos. Acredito que por esse motivo é a menos procurada pelas brasileiras, mesmo com essa onda que tivemos entre as famosas, como a Blake Lively - que, na verdade, já voltou a ser loira.

O que fazer para prolongar a coloração?

Mais uma vez, a hidratação é indispensável. Aplicar uma máscara específica uma vez por semana e usar produtos próprios para fios coloridos ajuda muito a manter a cor por mais tempo. Além disso, enxaguar os fios com água morna ou fria e aplicar um leave-in com FPS na praia ou piscina também faz uma grande diferença. Sempre que puder, evite a chapinha e o secador, que aceleram o desbotamento. Ou, pelo menos, abuse dos cremes termoativados para proteger as cutículas.

Quais as recomendações para a primeira tintura?

Nem todo mundo chega ao salão segura do que quer e o que vai mudar exatamente. Recomendo ir aos poucos até achar o que funciona. Comece com um tonalizante ou luzes para perceber o que fica melhor. Além disso, as tinturas de hoje têm fórmulas menos agressivas, livres de amônia e que ajudam a tratar e cuidar dos fios.

Com informações do portal ELLE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário