terça-feira, 3 de abril de 2012

Olheiras: como ficar livre dos principais tipos


Tudo estava indo muito bem até você verificar no espelho um par de olheiras bem definidas e robustas, aí bate o desespero e você acha que não tem como fazer uma boa maquiagem: calma! Pensando nesses momentos que TODA mulher enfrenta, a Helga Cosméticos buscou especialistas que entendem do assunto, para explicar a causa, efeito e os tratamentos para as principais olheiras.

:: Iniciando o tratamento

Antes de mais nada, para um bom disfarce das olheiras, é preciso detectar o grau das manchas localizadas na região dos olhos. Depois, basta lançar mão do tratamento mais adequado ao seu tipo.

1. Leve aplicação do corretivo

Além de surgirem após uma noite maldormida, as marcas escuras podem ser hereditárias ou desencadeadas por problemas respiratórios (rinite, asma e bronquite), por excesso de cigarro (pela ação vasoconstritora da nicotina) e bebida alcoólica e pela alta concentração de melanina - nesse caso, vale usar produtos clareadores. "Eles são ricos em vitaminas C e E, que amenizam o tom da olheira", conta a dermatologista Márcia Purceli, de são Paulo (SP). Para intensificar o efeito, depois do creme, faça compressas por 15 minutos com bolsas de gel à base de chá verde. Os peelings com ácidos glicólico, retinoico e salicílico também ajudam a clarear a pele.

2. As manchas mais escuras

Ocorre, em geral, nas morenas, pois o grau de melanina nesse tipo de pele é mais acentuado. "Suplementos com extratos de blueberry (fruta conhecida pelas propriedades de queima de gordura), uva e vitamina C estimulam a microcirculação sanguínea, evitando bolsas e olheiras", explica a dermatologista Leila Gazi, de Três Lagoas (MS).

Outras opções: cremes à base de hemaline e sessões de Luz Intensa Pulsada. "O método é pouco agressivo e faz uma cauterização, fechando os vasos que provocam olheiras. O ideal são quatro sessões, uma por mês", conta a dermatologista Sonia Voss, de Santos (SP).

3. Além da sombra, o contorno dos olhos fica mais profundo

O aparelho Q-Switched Rubi, que absorve o pigmento, é a sugestão de Sonia para clarear a pele em cerca de três sessões (a intervalos mensais). Se as olheiras crescem e aparecem pela falta de volume na área abaixo dos olhos (a chamada goteira lacrimal), a solução, segundo o dermatologista André Braz, do Rio de Janeiro, é o preenchimento com ácido hialurônico, feito com agulha bem fina ou microcânula. "O ácido de baixa densidade, específico para essa região, afasta a pele dos vasos sanguíneos. Isso provoca uma redução na mancha escura sob os olhos. Deve ser feito uma vez ao ano.", destaca a dermatologista.

Foto: Getty Images
Com informações do portal M de Mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário