segunda-feira, 23 de abril de 2012

Sete passos para ter um rosto perfeito

Para esbanjar um rosto perfeito não basta só investir uma boa quantia naquele produto bacana. Seguir uma rotina de cuidados diários e lançar mão de alguns truques é muito importante para aumentar o poder de ação dos cosméticos e esbanjar uma cútis invejável. Siga os setes passos abaixo e pronto!

1. Esfolie e abra o caminho

Para proteger o organismo de qualquer substância, a pele conta com a camada córnea, uma estrutura externa mais rígida. "Esse conjunto de células tem um poder de renovação muito grande, mas, sem cuidados, pode se tornar espessa demais, atrapalhando a entrada dos ativos do creme", explica Marcela Studart, dermatologista. Para facilitar a permeabilidade, é necessário fazer uma esfoliação que remove as células mortas.

Érica Monteiro, dermatologista explica que o processo pode ser físico, com sabonetes abrasivos à base de sementes ou microesferas de polietileno, ou químico, com ácidos, como o salicílico, o glicólico ou o láctico. "A escolha vai depender do tipo de pele. Para as oleosas e com poros obstruídos, indico o químico para lavar o rosto diariamente. Já quem tem pele sensível ou seca deve usar apenas o físico uma vez na semana", fala.

2. Aposte em limpeza e tonificação

Antes de aplicar qualquer cosmético anti-idade, existem dois cuidados que não devem ser esquecidos: a limpeza e a tonificação! O primeiro serve para tirar o excesso de oleosidade que forma uma camada de gordura (e não raro de sujeira, poluição...) sobre a pele, dificultando que os ativos dos cremes penetrem. Comece sempre a sua rotina de beleza retirando resíduos - se passou maquiagem, o demaquiante é mais que obrigatório. "Depois dele, o correto é usar um sabonete indicado para o seu tipo e recorrer a um tônico para regular o pH fisiológico, indicador que mantém a pele em equilíbrio e, assim, otimiza o resultado do creme", explica Jardis Volpi, dermatologista.


3. Acerte a ordem

Se você ainda se confunde se o hidratante é antes ou depois do filtro solar, anote a sequência correta:

1. Primeiro aplique o creme para área ao redor dos olhos. Dessa forma, você protege essa região, a mais sensível do rosto, de irritações causadas por ativos sensibilizantes dos próximos produtos.

2. Em segundo lugar, é a vez do hidratante facial, que vai ajudar manter a umidade da pele em dia e a aumentar a permeabilidade dos ativos.

3. Agora, sim, sua pele está preparada para receber o tratamento - seja um creme clareador à base de hidroquinona, um ácido contra as rugas ou uma substância indicada para combater a acne e a rosácea.

4. Por fim, o filtro solar. "Ele deve formar uma barreira de proteção externa. Nós não queremos que ele seja absorvido, pois funciona como escudo protetor", explica Érica Monteiro. Só então, é hora de usar a maquiagem.

4. Use na hora certa

Existe uma ciência, a cronobiologia, que estuda apenas a relação dos horários do dia com a produção de hormônios pelo organismo. O objetivo é determinar os melhores momentos para aplicar determinados ativos. "O processo de renovação celular, por exemplo, acontece durante à noite, portanto, guarde os cremes nutritivos e reparadores para o seu período de sono", explica Jardis Volpi. Durante o dia, quando há picos de hormônios relacionados à oleosidade, ele indica o uso de produtos mais leves, como o sérum ou gel-creme ricos em antioxidantes (vitamina C, chá verde, ácido elágico).

5. Faça uma pequena pausa

O tempo também é um fator importante para se respeitar entre cada cosmético aplicado. "Antes, recomendava-se esperar cerca de 20 minutos entre um e outro, mas isso é irreal. Com as novas tecnologias que facilitam a absorção, um ou dois minutinhos de pausa entre cada creme é o suficiente", fala Marcela Studart. Vive com pressa? Intercale a aplicação com outra tarefa. Passou o hidratante? Pausa para escovar os dentes! Aplicou o filtro solar? Termine de se vestir antes de fazer a maquiagem.

6. Esquente o clima

Um dos truques das esteticistas para abrir os poros e aumentar a penetração dos produtos é usar o calor. "Mas, cuidado: a água quente direto no rosto pode agredir a pele, causando ressecamento ou até mesmo o efeito rebote, aumentando a oleosidade", alerta Vilma Natividade, esteticista de São Paulo. A solução, então, é apostar em água morna para lavar a pele ou aproveitar o vapor do banheiro logo após aquela ducha.

7. Vá pelo melhor caminho

Espalhar o creme no mesmo sentido da drenagem linfática (sim, facial!) faz toda a diferença: estimula a microcirculação, melhora a penetração dos ativos do cosmético, diminui inchaço ao redor do olhos e ajuda a dar um efeito lifting. Veja o passo a passo sugerido por Roseli Siqueira, cosmetóloga de São Paulo.

1. Comece pela área dos olhos. Aplique o creme sem fazer pressão, pois nesse local a pele é fina e delicada. Use o dedo médio e dê leves batidinhas do canto interno em direção ao externo.

2. Na testa, faça uma pressão com os dedos médio e indicador entre as sobrancelhas, levando o produto em direção ao topo da cabeça. Depois, desça acompanhando as têmporas e fazendo leve pressão com os dedos.

3. Na face, espalhe o creme do centro para as extremidades e para cima em direção às orelhas, também fazendo uma leve pressão.


Com informações do portal M de Mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário