terça-feira, 7 de agosto de 2012

Atenção com as unhas

Esmalte, alicate, hidratante, acetona, algodão, palito. Esses e tantos outros acessórios fazem parte da vida da mulher. Fazer as unhas é um processo que muitas adoram e não abrem mão para se sentirem ainda mais bonitas. Até aí, nada de errado. O problema pode surgir se não forem tomadas medidas para garantir a segurança desse hábito.

Higiene é muito importante para evitar a contaminação por hepatites B e C e, inclusive, HIV. “Os mais perigosos são os objetos cortantes, como o alicate e o afastador de cutícula, que podem ferir a pele e causar sangramento. Por isso é bom evitar o compartilhamento de materiais, a fim de não ter contato com sangue que pode conter doenças. O cuidado é muito necessário, já que se a quantidade de sangue for muita, pode ser contraída ainda a doença de chagas ou sífilis”, explica o infectologista Marcos Antonio Cyrillo.

Por isso, o médico aconselha a sempre levar os seus próprios equipamentos para a manicure quando for até o salão. “Não dá para confiar, mesmo que ela afirme ter tudo esterilizado. Somente o esmalte não há problemas em ser partilhado”, afirma.

Se proteja!

Para ter seus equipamentos sempre higienizados, o infectologista Marcos Antonio Cyrillo indica lavar os aparelhos sempre após o uso. Utilize uma esponja com detergente e enxágue bem com água. Depois que estiver tudo seco, aplique ainda álcool e guarde em uma caixinha para não deixar em contato com sujeira.

Lembre-se de ter sempre ferramentas em bom estado. Evite usar alicates enferrujados.

Com informações do site Bolsa de Mulher.

Um comentário: