segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Saiba como se livrar dos 7 vilões da beleza feminina

Encontrar uma mulher que esteja 100% satisfeita com o visual não é fácil. Resolver problemas que acabam com sua autoestima, porém, é bem simples. Para ajudá-la a ficar definitivamente em paz com a aparência, separamos algumas dicas de especialistas para acabar - de uma vez por todas - com sete dos principais vilões da beleza da pele e do corpo feminino: unhas quebradiças, olheiras, transpiração excessiva, pés rachados, cravos, manchas e celulite. Confira.

Unhas quebradiças
De um modo geral, o enfraquecimento das unhas é causado por deficiências vitamínicas. O problema, porém, pode estar associado a problemas de saúde como o hipotireoidismo, alergias, pelo excesso de ressecamento, fatores genéticos e até mesmo ao uso frequente de removedores de esmalte. Alexandre Y. Okubo, dermatologista da Clínica Prime Medicina, de São Paulo, e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) explica que para driblar o efeito negativo de todos esses fatores, o indicado é usar bases especiais para reidratação e fortalecimento da região e optar pela reposição vitamínica.

Olheiras
Além do fator genético, a quantidade elevada de vasos sanguíneos ao redor dos olhos, transparência da pele das pálpebras, tendência a alergias e rinites, anemia e fadiga, podem ser causas das olheiras facilmente atenuadas com o uso regular de cremes clareadores manipulados, luz intensa pulsada (laser que diminui o número de vasos sanguíneos da região) ou preenchimento de ácido hialurônico. “As sessões de luz pulsada devem ser feitas de três a cinco vezes, a cada seis meses. Já a aplicação de ácido hialurônico é feita em uma única sessão, a cada seis ou doze meses”, ensina Alexandre.

Transpiração excessiva
Chamada de hiperidrose localizada, o excesso de transpiração acontece principalmente nas axilas, palmas das mãos e plantas dos pés, como reflexo da obesidade, menopausa, fatores genéticos, distúrbios hormonais, medicamentos antidepressivos ou mesmo distúrbios neurológicos. Para se livrar do problema, a dia é recorrer à toxina botulínica, que consegue bloquear totalmente a sudorese durante vários meses, ou à simpatectomia, cirurgia pouco invasiva que bloqueia a cadeia simpática (responsável por regular a sudorese) para eliminar o suor excessivo de uma região específica.

Pés rachados
As principais causas dos pés rachados estão relacionadas ao uso de sapatos que traumatizam a região, como os abertos, do tipo sandália, o atrito constante dos pés com o chão, além de algumas doenças como o hipotireoidismo e até mesmo a idade avançada. Para deixá-los com aspecto bonito e saudável, a dica é passar cremes com queratolíticos. “Esses cremes têm substâncias que afinam a pele e são ricas em propriedades hidratantes”, ensina Maria Fernanda.

Cravos
Causados pelo excesso de oleosidade, distúrbios hormonais e oclusão física dos poros da pele, os cravinhos podem ser eliminados de diversas maneiras. “Sabonetes com ácido salicílico ajudam a controlar a oleosidade, já a esfoliação facial semanal e a limpeza de pele com profissional, aliadas ao uso de cremes à base de ácidos, mantêm a pele lisa”, indica Alexandre.

Manchas
Entre as causas das manchas na pele estão fatores hormonais como gravidez, uso de pílulas anticoncepcionais, pós-menopausa e distúrbios da tireoide. No entanto, predisposição genética e excesso de exposição solar também podem desencadear o surgimento de marcas indesejáveis no rosto. Para ficar com a pele livre de todas elas, vale a pena apostar em cremes e loções despigmentantes e numa proteção solar intensiva, com produtos com fator mínimo de proteção 30. Além disso, recomenda-se a aplicação de lasers, microdermoabrasão e peelings químicos.

Celulite
Causada, na maioria das vezes, por excesso de peso, sedentarismo, fatores genéticos, retenção de líquidos e dieta inadequada, rica em sódio, carboidratos e gorduras, a celulite pode ser combatida com uma rotina de bons hábitos alimentares, incluindo a ingestão de muito líquido, associada a tratamentos estéticos. Na lista, estão drenagem linfática, massagem modeladora, infusão de CO2, Endermoterapia (procedimento realizado com aparelho que faz sucção da pele que massageia o corpo), Intradermoterapia (aplicação de medicamentos na pele) e Vela Shape (aparelho que aumenta o metabolismo das células gordurosas, diminuindo seu tamanho e estimulando a produção de colágeno).

Com informações do Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário