quinta-feira, 12 de julho de 2012

Conseguir o 'efeito cabelão' tem segredos; expert revela

Para dar volume aos fios ralos e escorridos é fundamental adotar corte, cuidados, finalizadores e penteados certos
Foto: Shutterstock
Madeixas ralas e escorridas pode ser o pesadelo de muitas mulheres. Se você está insatisfeita com os fios mirrados e colados na cabeça, saiba que é possível ganhar um cabelo mais exuberante e com volume. O hairstylist Nando Brandão, do salão Jacques & Janine, em São Paulo, ensina como conseguir o 'efeito cabelão'.

Corte
A forma como os fios são cortados é fundamental para dar ou não volume ao cabelo. Quem tem poucos fios ou fios finos, o ideal são cortes acima do ombro. "Cabelo comprido pesa e dá a impressão de escorrido. Por isso, o melhor são os cortes médios ou curtos, desconectados ou desestruturados, que dão mais volume na raiz, balanço e leveza no comprimento", ensina Nando.

Cuidados
Há xampus e condicionadores que encorpam os fios - e essa especificação está escrita na embalagem. Vale a pena experimentar esses produtos, mas saiba: ainda que seu cabelo seja oleoso, não descuide da hidratação porque pouco volume pode estar associado a fios finos e quebradiços. Hidratar ajuda a fortalecê-los. Lavar as madeixas com água fria ou morna é outra dica importante já que a temperatura quente deixa o cabelo mais oleoso e pesado. Outro detalhe é em relação ao condicionador: nada de excesso e nem pense em passar na raiz. "Aplique do meio às pontas e lembre-se de retirar muito bem o cosmético", alerta o cabeleireiro.

Finalizador
O mercado dispõe de vários mousses, leaves-ins e sprays finalizadores específicos para dar volume. "Escolha sempre os produtos à base de água (pois são mais leves) ou de silicone (que protegem os fios sem deixá-los pesados ou pegajosos)", sugere Nando.

Aplique a mousse na raiz dos cabelos. A quantidade vai depender do comprimento do cabelo, se for curto, do tamanho de uma amêndoa, se for médio, o dobro. Nunca use o produto em excesso. "O ideal é aplicar a mousse palma da mão, espalhar e depois passar entrelaçando os dedos nos fios até chegar à raiz. Se quiser colocar no comprimento do cabelo pode, mas o foco é a raiz", ensina Nando.

Se optar pelo leave-in, o processo é o mesmo. Mas se preferir o spray, borrife-o no cabelo todo, mas priorize a raiz. "Nunca use a mousse e o leave-in juntos, pois fará com que os fios fiquem grudentos, e acarretará o efeito contrário ao que se deseja", alerta o profissional.

Styling
Após passar o finalizador, faça uma escova, ou apenas seque, mas sempre puxando os fios para cima, quase que em um ângulo de 90°, escovando no sentido contrário à raiz. "Isso fará com que eles se soltem do couro cabeludo, a raiz se eleve e ative o movimento dando a sensação de mais volume", orienta Nando. Em seguida, aplique um spray finalizador, específico para cabelos finos. Esse produto não costuma ser forte, por isso não tira o movimento.

"Use e abuse de penteados à base de babyliss, pois ondas ou cachos aumentam o volume do cabelo", afirma Nando. Se quiser fazer um look preso, opte por aqueles no topo da orelha para cima, nada de penteados para baixo, pois diminuirá o volume. "Outro truque que funciona muito bem é desfiar a raiz", completa.

Com informações do Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário