terça-feira, 10 de julho de 2012

Passo a passo ensina como esfoliar e hidratar o corpo



Responsável pela renovação celular, a esfoliação da pele estimula a circulação sanguínea e, ainda, ajuda a cútis a ficar livre de manchas e espinhas. Porém, para ter corpo lisinho e macio, não basta esfregar o esfoliante, é preciso passá-lo com cuidado e hidratar bem a pele após o procedimento. Do contrário, podem surgir problemas como a dermatite de contato.


Como a cútis também está sempre se renovando, fazer a esfoliação corretamente ainda promove a remoção das células mortas, dando aspecto jovial aos tecidos. A hidratação, por sua vez, garante a maciez da pele. “Neste caso, opte por loções e óleos hidratantes, pois eles são absorvidos com mais facilidade quando aplicados no corpo, evitando o ressecamento”, explica Lúcia Reiko Konishi Takatsu, esteticista e proprietária de uma clínica em São Paulo.

Mas não exagere. Para obter efeito inverso e ficar com a pele áspera, o ideal é fazer a esfoliação apenas uma vez na semana ou a cada 15 dias. “Em excesso e sem hidratação, ela pode até levar a um quadro de ressecamento e coceira”, avalia.


Esfoliação corporal elimina células mortas, estimula a circulação sanguínea e ainda ajuda a pele a ficar livre de manchas e espinhas.


Certo: para deixar a cútis macia, você precisará usar sabonete líquido ou em barra, esfoliante em gel ou em creme e hidratante específico para seu tipo de pele.




Certo: o tipo de esfoliante escolhido é fundamental para que os resultados do processo de esfoliação sejam positivos. Por isso, opte sempre por produtos que contenham grânulos suavemente abrasivos que não agridam a cútis .



Errado: a esfoliação deve ser feita em todas as partes do corpo. Mas atenção: o produto não deve ser colocado sobre a pele seca para não dificultar a aplicação dos grânulos.





Certo: o momento ideal para realizar a esfoliação é após o banho, pois, com a pele molhada, os poros ficam mais abertos e o esfoliante deslizará melhor pelo corpo.



Certo: comece pelos ombros e braços, fazendo movimentos circulares, leves e lentos para não machucar a pele.


 Certo: lembre-se de dar atenção especial para áreas mais espessas, como cotovelos.


Certo: depois de esfoliar os braços, aplique o produto no pescoço, no colo e também na região dos seios. Por serem regiões mais sensíveis, redobre o cuidado para não fazer movimentos brusco. 

 
Errado: esfregar o esfoliante deixará a cútis vermelha, machucada e sensível. Por isso, não faça movimentos fortes, pois apenas o atrito do produto com a pele já removerá as células mortas.





Certo: faça a esfoliação nas pernas, começando pelas coxas e seguindo até os pé.


 Certo: não se esqueça de esfoliar bastante os joelhos para combater o aspecto ressecado da região.


Certo: depois dos joelhos, passe para a barriga e continue com os mesmos movimentos circulares, delicados e repetitivo.



Certo: ao chegar nas costas, capriche na esfoliação, principalmente se você tiver acne no local. Dica: em caso de dificuldades durante a aplicação, peça a ajuda de alguém.


Certo: esfoliação não significa limpeza de pele. Por isso, depois de encerrado o ritual, tome um banho para lavar as áreas esfoliadas e evitar que resíduos do produto permaneçam no corpo. 


Certo: com o fim da esfoliação, parta para a hidratação. Cremes ou óleos hidratantes devem ser aplicados nas pernas e em todas as outras partes do corpo. Mas atenção: quem tem pele oleosa deve preferir creme, pois óleos podem estimular ainda mais a oleosidade da pele.


Certo: por serem regiões tipicamente ressecadas, capriche na hidratação dos cotovelos e joelho.


Certo: com esfoliação e hidratação feitas corretamente, a pele ficará lisinha, macia e livre de manchas e acne.

Com informações do Terra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário