quarta-feira, 4 de julho de 2012

Idosos impulsionam mercado de cosméticos e beleza

92% das mulheres na terceira idade consomem cosméticos.



Cada vez mais preocupada com a aparência, a faixa da população que já passou dos 60 anos contribui para a expansão do consumo de cosméticos e perfumes, que deve chegar a R$ 50 bilhões em 2015.

A servidora pública Maria Ortência Ribeiro Braga, 67 anos, não abre mão de uma maquiagem bem feita. Não importa o dia, se vai trabalhar ou ficar em casa, ela nem mesmo chega à mesa do café da manhã sem fazer uma superprodução. Assim que acorda, divide o tempo entre os cuidados com o cabelo, o rosto e o corpo.

E faz questão de tudo: cremes, base, corretivo, pó, sombra, iluminador, muito blush e batom. Por mês, gasta pelo menos R$ 1 mil com esses produtos e com os tratamentos faciais e capilares. Com a vaidade herdada da avó ainda na adolescência, Maria Ortência contribui para impulsionar um setor que, além de estar entre os mais promissores no Brasil, passa por uma verdadeira transformação para atender a terceira idade.

Não à toa, a estimativa da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) é de que o consumo desses itens quase dobre até 2015, passando dos R$ 27,3 bilhões de 2010 para R$ 50 bilhões. O investimento anual das empresas deverá aumentar numa proporção ainda maior em igual período: de R$ 9,3 bilhões para R$ 20 bilhões. A revolução é tamanha que o Brasil está prestes a superar o Japão e se tornar o segundo no ranking mundial de perfumaria e cosméticos, atrás apenas dos Estados Unidos.

Motivos para euforia não faltam. Com o envelhecimento acelerado da população, esse mercado bilionário está na corrida para se adaptar ao público idoso, que, em 2050, chegará a 65 milhões de pessoas, três vezes mais que os atuais 20,5 milhões. Dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) mostram ainda que 92% das mulheres na terceira idade consomem cosméticos e 57% compram produtos de maquiagem. A ascensão de 40 milhões de brasileiros à classe média nos últimos 10 anos, muitos da terceira idade, também contribuiu para alavancar as vendas no setor.

Com informações do site Viver na Boa.

Um comentário:

  1. Olá...usei o seu link no face,https://www.facebook.com/pages/Cantinho-da-Maturidade/196006563858554, respeitando os seus direitos e agradecendo,de antemão.
    abraços fraternos.

    ResponderExcluir