terça-feira, 22 de maio de 2012

Chocolate preto protege a pele dos raios de sol



Os fanáticos por chocolate têm agora uma boa razão para comer o doce sem culpa. Um estudo recente realizado pelo Instituto de utracêuticos e Alimentos Funcionais da Universidade de Laval, no Canadá, apontou que o chocolate preto protege a pele dos efeitos nocivos causados pelos raios ultravioleta.

Para comprovar essa relação positiva entre o chocolate e a saúde da pele, os pesquisadores canadenses reuniram cerca de 60 mulheres que foram divididas em dois grandes grupos. Cada uma das participantes do primeiro conjunto recebeu quatro tabletes de chocolate preto, enquanto as integrantes do segundo consumiram chocolate normal (ao leite). Durante o período do estudo, as voluntárias de ambos os grupos tiveram algumas partes do corpo expostas ao sol.

Ao final da pesquisa, os cientistas descobriram que as mulheres que comeram chocolate preto estavam mais protegidas à radiação solar do que as que consumiram o outro tipo de guloseima. De acordo com eles, esse efeito aconteceu porque o chocolate preto é rico em polifenois - substâncias encontradas no cacau e na formação de antioxidantes naturais que blindam a pele contra a radiação solar.

“Além de protegerem as células da pele dos danos que podem ser causados pelos raios ultravioleta, os polifenois têm uma potente
atividade antioxidante contra a formação de radicais livres que aparecem em decorrência da exposição solar e do processo de
envelhecimento biológico”, informa Mariana Tremel Barbato, dermatologista, especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Benefícios para a pele

Quem pensa que o chocolate preto atua apenas contra os efeitos dos raios ultravioleta está enganado. Por ser rico em gordura, ele acaba sendo um prato cheio para combater também a pele ressecada. As gorduras presentes no cacau formam uma barreira protetora que não deixa a umidade natural da epiderme escapar. Além disso, os poderosos antioxidantes do chocolate melhoram a circulação sanguínea e o aspecto da pele, que fica mais bonita e viçosa, pois o sangue é o condutor que transporta os nutrientes para os tecidos do corpo.

Como consumir?

Apesar de tantos benefícios, o consumo do chocolate deve ser feito com cautela. Mesmo sendo bom para impedir a formação de coágulos nos vasos sanguíneos, melhorar a o humor e ajudar na beleza da pele, o chocolate não deixa de ser um alimento calórico. Por isso, o recomendado é consumir pequenas quantidades e que as pessoas optem sempre pelo amargo (chocolate mais escuro), que contém menos açúcar, cerca de 50% a 85% de cacau e 250 a 450 miligramas de antioxidantes.

Vale lembrar que o chocolate também pode fazer bem à pele, quando utilizado de outras formas, como em cremes que podem ser aplicados diretamente no corpo, por exemplo.. De acordo com a dermatologista, produtos que levam o chocolate preto e o cacau como matéria-prima são indicados justamente porque têm ação antioxidante e hidratante, que deixam a pele mais macia e favorecem a redução das marcas de expressão.



Com informação do Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário