segunda-feira, 14 de maio de 2012

Como lavar corretamente os cabelos



Para ter os cabelos saudáveis e bonitos o tempo todo, é necessário saber lavar corretamente os fios. A diferença de resultados entre a lavagem no salão de beleza e em casa é justamente a técnica utilizada. A primeira grande dica, é utilizar o produto certo para o seu tipo de cabelo. O xampu e o condicionador devem ser específicos para a realidade daqueles fios. Por exemplo, para cabelos coloridos, o ideal é utilizar xampus para cabelos coloridos. Cabelos cacheados precisam de produtos para fios cacheados. Prestar atenção no rótulo é muito importante.

A quantidade de xampu utilizado para lavagem também contribui para o brilho das madeixas. O ideal para cabelos na altura dos ombros, por exemplo, é o equivalente ao tamanho de duas moedas de um real. Já para os médicos tricologistas, especialistas em cabelos, acredita que aquantidade de produto não interfere no resultado final.

Outro ponto fundamental para a saúde dos fios é o jeito de aplicar o xampu. O que normalmente acontece é a aplicação direta em um só ponto do couro cabeludo, o que dificulta a distribuição homogênia do produto. A forma correta de lavar os cabelos é espalhar o xampu nas duas mãos antes de aplica-lo na cabeleira. Depois da aplicação, é importante fazer movimentos circulares para que o produto penetre em todos os fios.

É importante prestar atenção também na quantidade de oleosidade do couro cabeludo antes de lavar os cabelos. Se os fios forem muito oleosos, o ideal é esfregar o couro cabeludo para tirar todo excesso de oleosidade. Para fios mais secos, é importante massagear a cabeça durante a lavagem para estimular a oleosidade e dar mais brilho aos cabelos ressecados.

Existem alguns mitos sobre a frequência da limpeza das madeixas, algumas pessoas acreditam que lavar os fios todos os dias faz mal à saúde dos cabelos. Mas tudo depende da sujidade dos fios, não tem problema lavar os cabelos todos os dias, ou um dia sim e outro não. É uma escolha pessoal.

Outro mito existente é que os cabelos "se acostumam" aos xampus, e que seria necessário trocar o produto de tempos em tempos. E isso não é verdade, alguns ativos dos xampus saturam a fibra do fio dando a falsa impressão de perda de efeito, mas não que isso realmente comprometa os cabelos.

Enquanto o xampu é responsável pela limpeza, os condicionadores são essenciais para dar brilho, maciez, elasticidade, e aspecto saudável aos fios. O jeito correto de passar o condicionador, é aplicá-lo somente no comprimento, e não na raiz.

Um erro fatal, e deixar um pouco de condicionador após a lavagem a fim de hidratar melhor os fios. Para quem quer finalizar melhor o processo de condicionamento a dica é usar condicionadores sem enxague. Para cabelos muito ressecados, a dica é usar máscaras de tratamento ao invés do condicionador normal. As máscaras são mais potentes por conter substâncias condicionantes concentradas



Com informação do site BBel


Nenhum comentário:

Postar um comentário